Mesa redonda abordará violência na América Latina

Enviado por Dayane Baía em Ter, 20/06/2017 - 20:15

Os conflitos armados crescem a cada ano com a atuação de milícias e aumento da violência contra a juventude, principalmente a negra. Para tratar desse contexto, o Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais , Cidadania e Educação na Amazônia (GMSECA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta sexta, 23, a mesa redonda Violência na América Latina. O evento ocorrerá no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a partir das 15h. Haverá emissão de certificado aos participantes com carga horária de quatro horas. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

O Brasil está entre os onze países mais violentos da América Latina, América Central e o Caribe. A lista é liderada por Honduras, que registrou 77,5 homicídios a cada mil habitantes. A concentração da propriedade da terra, os efeitos das políticas de ajuste estrutural, da corrupção, da desigualdade social e de renda aceleram o avanço da criminalidade. Essas constatações serão apresentadas no evento com base em dados de pesquisas recentes. “Queríamos trazer o debate sobre a violência estrutural em cima da produção acadêmica e estudos desenvolvidos por pesquisadores e instituições. Cada expositor da mesa explanará sobre aspectos como conflitos no campo, violência contra crianças e o aumento da violência na Amazônia e em Belém”, explicou a coordenadora do GMSECA, Maria Marize Duarte.

De acordo com a pesquisadora, as situações geradas nesses países refletem a desigualdade dos índices sociais. Entretanto, há mecanismos de resistências presentes tanto no campo quanto na cidade que perpassam pela organização de atores sociais, como grupos de mulheres, povos indígenas e da floresta, cujas ações apontam para novas perspectivas às sociedades latino-americanas, caribenhas e centrais, na construção de um cenário mais pacífico.

A mesa terá a participação do Padre Paulo Joanil da Silva Silva, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que trará evidências sobre conflitos rurais levantadas na instituição. Já José Cauby Soares Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará os resultados das pesquisas sobre segurança na Amazônia. O tema da violência contra a infância será apresentado por Élcio Aláudio Silva de Moraes, também da UFPA e da Universidade da Amazônia (Unama). A violência na Amazônia e em Belém será tema da exposição de Ayala Colares de Oliveira Couto, da Uepa.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Serviço:

Mesa redonda Violência na América Latina

Data: 23 de junho - 15h

Local: Auditório Paulo Freire do CCSE

Texto: Dayane Baía

Foto: Divulgação