Depressão é tema de Diálogo da Juventude no Campus XI

Enviado por Dayane Baía em Qua, 21/06/2017 - 18:10

A depressão entre jovens brasileiros cresce desde 2002. De lá pra cá, houve um aumento de cerca de 10% no número de pessoas que chegaram a tirar a própria vida e que tiveram a síndrome entre as principais causas, segundo o levantamento do Ministério da Saúde. O tema será debatido nesta quinta, 22, no Campus XI – São Miguel do Guamá da Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante o Diálogo da Juventude: Depressão, um mal do século?.  A programação ocorrerá na biblioteca da instituição, a partir das 9h30, e é aberta à comunidade interna e externa.

A ideia do evento nasceu durante uma aula de Sociologia para a primeira turma do curso de licenciatura em História do campus. De acordo com a professora Thabata Farias, ao estudar a obra O Suicídio, do pensador francês Émile Durkheim, os alunos iniciaram um debate sobre a atualidade da questão e de como os jovens passam por períodos de tristeza profunda, paradoxalmente em uma fase que deveria ser repleta de descobertas e alegrias. “Partiu dos alunos a proposta de realizar um evento envolvendo toda a rede de apoio do município e as possibilidades de tratamento, estendendo o diálogo à comunidade”, afirmou.

O objetivo é auxiliar a identificação dos sintomas e a superação do preconceito para a busca de ajuda profissional. O evento tem a parceria da Prefeitura de São Miguel do Guamá e terá a participação de gestores da Secretaria Municipal de Saúde. A agenda iniciará com a Mesa Juventude e transtornos depressivos que terá a mediação da psicóloga Aline Naara. Às 16h, ocorrerá a roda de conversa Os desafios para superar a depressão na juventude.

Filme - Ainda na parte da tarde haverá exibição do longa-metragem As Vantagens de Ser Invisível, na sala 06. O filme, escolhido pelos próprios alunos, conta a história de Charlie, um jovem solitário que convive com o suicídio recente de um amigo e as lembranças da morte da tia em um acidente. Começando o ensino médio, ele tem dificuldades em fazer novas amizades. Com o tempo acaba conhecendo Patrick e sua meia-irmã Sam, com quem passa a conviver diariamente. Ele descobre a felicidade, mas ainda sente falta de alguma coisa em sua vida.

Apoio Psicossocial - Para o coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Uepa, Afonso Delgado, eventos como esse reforçam a importância da atenção à saúde mental. “Entre os universitários, muitas vezes, problemas emocionais estão entre os motivos que levam ao abandono da sala de aula e comprometem semestres e até mesmo a conclusão dos cursos de graduação”, declarou.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Serviço:

Diálogo da Juventude: Depressão, um mal do século?
Data: 22 de junho - 9h30
Local: Biblioteca Campus XI - São Miguel do Guamá, localizada na rua Antônio Carlos de Lima, 80 - Vila Nova.