Semana de Geografia debate questões da Amazônia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 27/06/2017 - 19:14
Começou hoje, 27 de junho, a II Semana Acadêmica de Geografia (Seageo). O evento, com a temática Sociedades, territórios e movimentos sociais na Amazônia, é realizado no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação vai até sexta-feira (28) e inclui minicursos, mesas redondas e grupos de trabalho.
 
O encontro teve início às 9h, com o credencimento dos participantes. Às 14h30, o público compareceu à mesa de abertura que debatia o tema central do evento. “Estamos promovendo um debate que se aproxime das demandas sociais da Amazônia. É importante apresentar uma discussão que trabalhe dentro de uma perspectiva local para dar visibilidade e empoderamento aos movimentos de resistência dos povos quilombolas, ribeirinhos e camponeses que hoje vivem em uma situação complexa que envolve conflitos e disputas territoriais”, afirma o coordenador do curso de Geografia, professor Aiala Colares.
 
A Amazônia se insere nesse contexto de forma peculiar ao estabelecer fronteiras com outros territórios internacionais, pois regiões com divisas de localidades têm elevados índices de criminalidade. “A nossa ideia é apresentar algumas informações a respeito do comportamento da taxa de homicídio aqui na região. A geografia tem uma área específica que estuda o comportamento do crime. Por isso, esse encontro é pertinente. Nós precisamos entender o que está produzindo esse aumento. Então, nossa intenção é esclarecer os fatores que produzem a criminalidade e como os agente envolvidos estabelecem políticas públicas que possibilitem essa redução”, destaca o vice-reitor e geógrafo Clay Anderson Chagas que estava presente no encontro. 
 
A programação segue com a realização de minicursos e grupos de trabalho pela manhã e mesas redondas, às tardes. A mesa Territórios e Conflitos na Amazônia será apresentada no dia 28. Na quinta, 29, o tema será Populações Tradicionais e Uso do Território na Amazônia. O último dia do evento terá a mesa Por uma Geografia da Ação, marcada para às 14h30.
 
Para mais informações da II Semana Acadêmica de Geografia, confira a programação completa aqui.
 
Texto e foto: Marcus Passos