A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai promover nesta sexta-feira 30, um debate sobre a Usina Hidrelétrica de Marabá (UHE), em torno do tema Aspectos Socioambientais e da Saúde. A programação será no campus de Marabá, na sala de video-conferência a partir das 9h.
O objetivo do evento é debater sobre os problemas de saúde e de ordem socioambiental que podem acarretar às populações com a implantação da UHE. O debate terá a participação de equipes multidisciplinares junto com os movimentos sociais e lideranças indígenas.
Durante a manhã a programação será de 9h às 12h e vai ter início com uma mesa redonda sobre os aspectos sócioambientais da UHE Marabá, mediada pelo professor doutor Airton dos Reis Ferreira, historiador da Uepa. “O objetivo principal é chamar atenção da sociedade com a relação a problemática que a hidelétrica pode causar para a população e sociedade, direcionado principalmente aos acadêmicos” afirmou Airton.
O período da tarde vai ter início às 14h e vai tratar dos aspectos da saúde da UHE Marabá, mediada pela professora mestra Maíra Catherine Pereira Turiel, fisioterapeuta da Uepa. “Vamos discutir sobre quais os impactos dentro da saúde que uma usina hidelétrica pode trazer para as pessoas, questionando como vai afetá-las na questão de doenças e outras questões da saúde” contou a professora Maíra.
Os interessados em participar devem enviar e-mail para o endereço eletrônico, debateuhemaraba@gmail.com, com os seguintes dados: Nome completo, CPF, Profissão, Universidade/Instituição e Curso (discentes).
As inscrições têm a taxa de R$ 5,00 que deverá ser paga no dia do evento, durante o credenciamento. Após o encerramento dos debates será enviado por e-mail o certificado de participação de 8h.
Mais informações no evento do Facebook: Debate sobre UHE Marabá.
Clique aqui para conferir a programação
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Cristino Martins/ Ag Pará