Festival de Música no Silêncio promove inclusão social

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 29/06/2017 - 15:34
O curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realiza nesta sexta-feira, 30 de junho, o III Festival de Música no Silêncio (Femusi). O evento está programado para ocorrer às 19h na Sala Ettore Bosio e marca o encerramento das atividades do semestre letivo da disciplina Libras. A entrada é gratuita.

Segundo o professor Silvio Santiago Vieira, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), responsável pela disciplina, o Femusi surgiu em 2015 com a proposta de inserir os estudantes no universo da linguagem dos surdos. “Nossa proposta é gerar acessibilidade para que as pessoas com surdez possam participar de concertos musicais, pois a música não é só para ser ouvida, ela também pode ser sentida. Então, vamos contar com a presença de intérpretes de Libras para traduzir as letras cantadas em Língua Portuguesa e produzir arranjos musicais com percussões e sons graves, proporcionando maior sensação das vibrações sonoras. Dessa forma, tanto surdos quanto ouvintes podem prestigiar o evento”, destaca Vieira.

O Festival de Música no Silêncio terá como tema as Músicas Regionais. Serão reproduzidas canções famosas do cenário paraense, como “Ao pôr do sol”, de Firmo Cardoso e Dino Souza, e “No Meio do Pitiú”, da Dona Onete. A programação vai contar com quatro apresentações dos alunos de música do IECG. Além disso, haverá duas participações especiais com as professoras Jaqueline Machado, Paloma Correa e Leila Souza do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Pará  e o docente Ozivan Perdigão, da Uepa.

Serviços:
III Festival de Música no Silêncio
- Data:30/06/2017.
- Hora: 19h
- Local: Sala Ettore Bosio
- Endereço: Instituto Estadual Carlos Gomes - Av. Gentil Bittencourt, 909, Nazaré, Belém - PA
- Entrada Franca

Texto: Marcus Passos, com informações da Fundação Carlos Gomes.
Foto: Anderson Silva/ Arquivo Ag. Pará