Alunos de TADS de Castanhal visitam Prodepa

Enviado por Dayane Baía em Qui, 29/06/2017 - 17:15

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus XX - Castanhal foram recebidos na Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) no dia 28 de junho, em Belém. Vinte e dois alunos das turmas do 2º e 4º semestre da graduação realizaram uma visita técnica à instituição que provê soluções de tecnologia do governo.

Essa foi a primeira vez que os alunos tiveram a experiência da visita monitorada, uma oportunidade ímpar, como declarou o coordenador do curso Wanderson Quinto. “As visitas técnicas integram atividades complementares semestrais que passaram a fazer parte do plano de trabalho da nova coordenação do curso. Além da Prodepa, os discentes devem conhecer outras instituições de tecnologia em breve, como o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa)”, afirmou.

Os graduandos foram recepcionados no auditório da Prodepa e puderam conhecer a estrutura organizacional da instituição formada pelas Diretorias de Desenvolvimento de Sistemas; Projetos Especiais; Suporte; Administrativa-Financeira; e Relações Institucionais. Em seguida, os estudantes visitaram o Museu da Prodepa que abriga equipamentos e tecnologias antigas utilizadas em outros tempos pela Empresa.

Os alunos também fizeram uma incursão pelos diversos setores e tiveram a oportunidade de trocar informações com profissionais das áreas que almejam seguir no futuro. “Eles ficaram entusiasmados, foram muito bem recebidos e incentivados trabalhar lá. Além disso, puderam ver na prática o que aprendem em sala de aula, a execução de tarefas em tempo real e as grandes conexões que integram o estado, como o Navegapará”, pontuou Quinto.

Jaime Victor Rocha Ribeiro é aluno do 2º semestre e ficou empolgado com a experiência. “Foi muito bom, nós pudemos ver as matérias que estamos estudando, a parte histórica no Museu, a de Engenharia de Software. Além disso, eles se preocuparam em explicar termos que ainda não conhecíamos, para compreendermos melhor o funcionamento da instituição”, relatou.

Para o administrador Ruy Carvalho, do Marketing da Prodepa, os estudantes se mostraram interessados em aprender. “O fato de eles terem vindo de Castanhal demonstrou o quanto estão focados em conhecer as características fundamentais da Prodepa. A visita estimulou os alunos. Eles se mostraram apaixonados por tecnologia e puderam ter uma percepção mais profunda da importância da Prodepa para o estado”, declarou.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Prodepa/Uepa-Campus XX