Escola de Verão no CCNT segue até sexta (7)

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 04/07/2017 - 13:27

Colônia de férias pode ser coisa de criança, mas os adultos ainda em fase de formação estudantil – ou apenas interessados em expandir seus horizontes – podem encontrar na Escola de Verão, atividade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), um programa interessante para as férias de julho. A manhã de hoje marcou a conclusão da oficina “Jornalismo Científico-Ambiental: do jornal à escola”, que ofereceu aos professores e profissionais da Comunicação uma nova aplicação para o jornal impresso.

Ministrada pelos mestrandos Renata Paes e Yuri Macêdo, a oficina foi pensada principalmente para mostrar a todos que trabalham com educação que o jornal pode ser uma ferramenta didática mais eficiente que os livros escolares. “O jornal foge do tradicional e quando isso ocorre, o aprendizado é facilitado”, explicou Yuri, que é graduando em Ciências Naturais com habilitação em Biologia e um estudioso da educação ambiental.

Para Renata Paes, que é jornalista, o conteúdo produzido nas redações contribui para que o aluno se sinta mais em contato com a realidade atual em que vive. “O jornal é atual e também pode ser local, além de utilizar em suas matérias fontes que são referência em seus campos de atuação. A linguagem é acessível e contém ainda infográficos e fotografias, que podem elucidar os assuntos abordados”, observou.

Durante a oficina, que iniciou ontem, 3, os participantes aprenderam um pouco sobre como as matérias jornalísticas sobre ciência e meio ambiente são elaboradas e como elas podem melhorar e, também, como utilizar o meio em sala de aula para contextualizar assuntos e engajar alunos, incluindo propostas de aplicação de atividades com estudantes. As oficinas e workshops se estendem até a próxima sexta-feira, 7, com assuntos diversos e relevantes tanto para estudantes da área ambiental quanto para o público geral.

A Escola de Verão tem como objetivo aproximar o Programa Pós-Graduação a comunidade local, estabelecendo uma ponte para troca de saberes entre os estudantes e a sociedade. O evento, de caráter multidisciplinar, é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse em temas ambientais ou ações com questões sociais, econômicas e culturais.

A programação abrange diferentes áreas do conhecimento, como: Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Agrárias, Sociais e Humanas; e Ciências Biológicas e da Saúde. Todo candidato inscrito na Escola de Verão que apresentar 100% de frequência no curso escolhido receberá o certificado de participação com carga horária prevista na programação do evento, que será enviado por e-mail até o dia 3 de agosto de 2017.

Texto e foto: Fernanda Martins