Uepa promove I Festival Intercultural Indígena

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 02/08/2017 - 16:40
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove nesta sexta, 4 de agosto, o I Festival Intercultural Indígena Munduruku. O evento, organizado por algumas turmas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, será realizado na Aldeia Sai Cinza, localizado nas adjacências do município de Jacareacanga.

O objetivo do encontro é fortalecer a cultura indígena da região e mostrar para os moradores de Sai Cinza o conhecimento, o trabalho e as habilidades adquiridas pelos estudantes durante a graduação Indígena. Com esta ação, os organizadores pretendem atender aproximadamente 500 pessoas da aldeia.

A programação do encontro começa às 8h30 com a apresentação de danças e cânticos tradicionais da etnia Munduruku. Posteriormente, às 9h, serão ofertadas três oficinas: Arco e Flecha; Pintura Corporal; e Artesanato. O encerramento, marcado para às 12h, contará com a degustação de comidas e bebidas típicas da região do Alto Tapajós.

A expectativa para o I Festival Intercultural Indígena do Povo Munduruku é bastante positiva, revela o professor Raphael Gentil. “Os estudantes esperam que o evento seja visto por toda a comunidade da Aldeia Sai Cinza e pelos Pariwat (homens brancos), evidenciando, desta forma, a cultura dos índios Munduruku para as pessoas da região. A cultura indígena não foi esquecida. Ela está presente, viva e irá se multiplicar para outras aldeias”, afirma.

O docente Raphael Gentil, juntamente com a professora Marcia Luzi Oliveira, ministram atualmente duas disciplinas no local: Introdução aos Estudos Sobre Corpo e Cultura no Contexto Indígena e Desenvolvimento e Aprendizagem no Contexto Escolar Indígena. Ambas matérias promovem reflexões e ações sobre o papel da escola na defesa da cultura, do território e dos direitos, bem como na valorização da interculturalidade.

Ofertado desde 2012, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena busca formar professores indígenas para atuar no âmbito da Educação Básica. Em 2014, a graduação foi avaliada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE). Atualmente, são ofertadas seis turmas, com um total 182 alunos, lotados aos campi e municípios de Tucuruí, Marabá, Santarém, Paragominas, Oriximiná e São Félix do Xingu.

Texto: Marcus Passos
Foto: Raphael Gentil (divulgação)