Em referência ao Dia dos Pais, que será comemorado no dia 13 de agosto, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Diretoria de Eventos, realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma comemoração no auditório da Reitoria junto aos pais que são servidores da instituição.
A programação iniciou às 9h da manhã, com o cumprimento do reitor Rubens Cardoso falando da importância dos pais e parabenizando pela data. “Por mais ocupado que seja o pai, ele tem uma riqueza pra deixar para os filhos: exemplo. O nosso grande desafio é nos reiventarmos nesta função, os caminhos são muitos, a ausência cresceu porque nos voltamos muito para o trabalho, mas não podemos deixar que essa situação nos afaste deste desígneo que é ser um exemplo para os nossos filhos. Não podemos deixar que o trabalho nos tire essa responsabilidade tão importante”, declarou o reitor.
No encontro foi exibido o documentário Ayrton Sena do Brasil, que conta a trajetória do tricampeão mundial de fórmula 1, além de um vídeo que homenageou os servidores e um lanche servido para todos os presentes. Edinelson Souza da Costa, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), contou sobre o sentimento de ser pai. “Apesar de ter sido pai muito cedo com pouca prática, meu filho hoje tem 21 anos e me trouxe crescimento e muito amadurecimento. Todo ano a Uepa celebra essa data e sempre venho, porque essa valorização dos servidores é muito importante, faz a gente se sentir especial”, afirmou Edinelson.
A programação encerrou com uma última reflexão do professor Rubens Cardoso, que pontuou sobre o documentário apresentado fazendo comparações ao filme do ex-craque Garrincha.” Qual será o nosso valor principal e qual o secundário? Temos que ter a dimensão que nem sempre nós fazemos bons exemplos, mas como o filme retratou, a determinação é fundamental para sermos exemplos de pai” finalizou.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely