Gestão Superior reúne com Secon para firmar parceria

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 23/08/2017 - 12:43

A gestão superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se reuniu na manhã de terça-feira, 22, na Reitoria, com o secretário de Economia de Belém, Mário Freitas. O encontro teve como objetivo discutir uma parceria entre a Instituição e o Órgão a fim de conseguir melhorias para os comerciantes e feiras do Estado, através dos cursos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). O reitor da Universidade Rubens Cardoso e o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela estiveram presentes na reunião.

“A parceria com a Uepa é muito importante em função de mudar essa referência de feiras e mercados que temos hoje. O objetivo é realizar treinamento, requalificação, consientização permissionária e informar os trabalhadores que estão inseridos nos mercados e feiras da importância de obedecer a legislação higienica e sanitária, de ter um bom atendimento ao consumidor, de estar com a vestimenta adequada para operacionalizar o alimento, etc. A Uepa através do seus departamentos técnicos e acadêmicos tem muito a contibruir com isso” explicou Mário.

O reitor Rubens Cardoso infirmou que a Uepa já realizou, de forma suplementar, diversas ações de qualificação de permissionários-feirantes com relação às melhorias nas  práticas de conservação e apresentação de hortifrutigranjeiros, pescado e outros alimentos de origem animal e vegetal. "A ideia agora é retomar ou reiniciar uma nova parceria, com esses mesmos propósitos. O CCNT vai ser nossa grande interface nesse processo, em função dos cursos de Tecnologia de Alimentos e as Engenharias de Produção e Ambiental. No centro ainda existem disciplinas específicas sobre empreendedorismo, marketing e custos, principalmente nos cursos de engenharia que podem contribuir” afirmou o Reitor.

A previsão para implementação do programa é para o começo de setembro, quando a Prefeitura Municipal de Belém estará entregando à sociedade a nova feira de Santa Luzia que passou por um amplo processo de revitalização de seus espaços. "O intuito é iniciar esse projeto antes mesmo da inauguração e já com essa nova referência de atendimento", como finalizou o secretário.

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely