Uepa realiza recepção de novos bolsistas do NAE

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 23/08/2017 - 13:19
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na manhã desta quarta-feira, 23, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Seminário de Acolhimento aos novos bolsistas do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). O tema do evento foi Juventude Universitária e Formação Acadêmica: Caminhos e Desafios. O objetivo foi dar as boas vindas aos alunos e falar sobre a importância da participação de cada estudante para a Instituição.

O reitor da Universidade, Rubens Cardoso, esteve presente na programação, fez parte da mesa de abertura e saudou os novos alunos. “É muito grande a importância de ter vocês aqui, mesmo com as dificuldades que alguns enfrentam. A formação acadêmica tem caminhos e desafios. Essa vivência na academia nos possibilita o acesso e é importante saber para onde ir. Os caminhos são dados aqui, os desafios todos têm que vencer. Não adianta apenas ter parte ou fazer parte da Universidade, é preciso tomar parte, dedicando toda a inteligência e vontade a vida acadêmica. Sejam muito bem-vindos a esse programa” declarou.

Após isso, a doutora em Educação e professora da Uepa, Oneli Gonçalves, idealizadora do Projeto de Extensão: Serviço de Apoio Pedagógico e Psicológico (Sapp) do CCSE, explanou a respeito do projeto e sobre sua importância na vida acadêmica e pessoal dos estudantes. “Prestamos o serviço de apoio ao aluno que chega espontaneamente ou em que tenha sido identificado algum problema pela coordenação, colega ou assessoria pedagógica e isso esteja dificultando o seu desempenho na Universidade. Então viemos divulgar como é feito em todo semestre a fim de ajudar os alunos a lidar com essas adversidades”, afirmou.

As outras atividades do evento foram relatos de experiências de alunos que já participaram como bolsistas do Programa e uma palestra com o professor Leopoldo Nogueira Santana, que esclareceu sobre o tema do evento.

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Uepa realiza anualmente um processo seletivo para selecionar candidatos ao Programa de Apoio Socioeconômico - Subprograma Bolsa de Incentivo Acadêmico. A bolsa é destinada aos alunos dos cursos regulares de graduação de todos os campi da Uepa, a fim de oferecer auxílio financeiro.

“A importância deste Programa é muito significativa, levando em consideração que a Universidade não tem que garantir só o acesso, mas a permanência. Sabemos das dificuldades que os nossos alunos enfrentam para participar nas discussões, debates, congressos e seminários que são importantes para a vida acadêmica. Então esse Programa vem contribuir não só financeiramente, mas de forma acadêmica no sentido de que ele vincula a participação desse estudante em projetos de ensino, pesquisa e de extensão”, finalizou o diretor do CCSE, Anderson Maia.

Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely