Eduepa reúne com editores de periódicos científicos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 25/08/2017 - 14:29

A Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, o Encontro de Editores de Periódicos Científicos na sede da Instituição. O objetivo foi discutir sobre melhorias na produção dos materiais e adequações as plataformas virtuais que não estão sendo utilizadas.

“Vamos fazer uma reorganização das revistas que estão desatualizadas; adequar os editores no portal de revistas da Uepa e fazer o registro dele na blibioteca nacional prestando o devido apoio técnico com a equipe da Eduepa, para haver essas melhorias” declarou Robson Domingues, diretor do da Eduepa.

Além disso, Robson Domingues comentou sobre o anelo de estar entre o Qualis Períodico, um indicador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que reúne os programas de pós-graduação que tem periódicos de visibilidade, impacto e introdução na comunidade científica. “A Uepa já tem seis revistas no Qualis, com o apoio, esperamos que a classificação dessas revistas sejam melhoradas e as que não estão, sejam classificadas” complementou.

O professor e editor Raphael Bessa, da Revista Ribanceira, que trata a área de Letras, Linguística, Literatura e Ensino de Línguas, comentou a respeito dos assuntos discutidos no encontro. “As revistas viabilizam uma transparência do que as universidades estão fazendo. O retorno das institiuições da produção científica das universidades para comunidade se dá a partir do momento que é publicizado, tanto para o público leigo como também o científico. Sobre o portal, é uma plataforma de abrangência nacional, todas as universidades ultilizam para publicar seus pesquisas em seus períodicos, então ele traz essa possiblidade se adequar aos padrões nacionais” afirmou, Raphael.   

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Renato Teixeira, esteve presente e enfatizou a disponibilidae da Propesp em oferecer as devidas melhorias para os editores. “É necessário que cada editor faça sua litação para a propesp a respeito do que estão precisando, se são funcionários, recursos físicos, se é financeiro, para podermos orçar e ver a dimensão das necessidades. A Eduepa tem que fortaceler e o fortalecimento passa por recursos humanos, físicos e financeiros” finalizou Renato. 

 

Texto e Foto: Rachel Oliveira