CCNT disponibiliza Biblioteca Digital de Monografias

Enviado por Dayane Baía em Ter, 29/08/2017 - 12:55

A Biblioteca Prof. Antônio Gomes Moreira Júnior, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) lançou um novo serviço à comunidade acadêmica e externa à Universidade do Estado do Pará (Uepa). Agora é possível baixar as melhores pesquisas de conclusão de graduação e pós-graduação do Centro por meio da plataforma Biblioteca Digital de Monografia (BDM), disponível no http://www.uepaccnt.com.br/ri/.

A BDM é uma base de dados com o intuito de armazenar, preservar e divulgar a produção acadêmica do CCNT, contribuindo para o avanço da comunicação científica. O projeto começou sua primeira fase em 2012 com o acervo digital, idealizado e supervisionado pela coordenadora da biblioteca, Rosilene Rocha,  e com os servidores Endrew Pinheiro e Aline Costa.

A segunda fase foi desenvolvido em parceria com o Serviço de Processamento de Dados (SPD) do Campus e a atual coordenadora da biblioteca Eline Coelho. “A BDM abre mais uma possibilidade de pesquisa, já que o usuário pode acessar os trabalhos de qualquer lugar, desde que esteja conectado à Internet. Antes ele precisava fazer uma cópia do conteúdo ou fazer o empréstimo especial aos fins de semana”, explicou.

A plataforma, entretanto, possui diretrizes de publicação eletrônica. Estão disponíveis apenas as monografias avaliadas com conceito excelente, ou seja, aquelas que obtiveram nota superior a 8,0 pontos. Além disso, é necessário que o(s) autor(s) assine um termo de autorização, para resguardar questões de patenteamento e direitos autorais.

Os trabalhos são oriundos dos cursos de Bacharelado em Design, Tecnologia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), de todos os campi. Os usuários poderão acessar em breve as monografias das especializações em Logística com Ênfase em Sustentabilidade; e Transporte Hidroviário e Gestão Portuária. Por enquanto apenas os trabalhos posteriores a 2016 estão disponíveis.

Caso haja interesse de egressos em publicar monografias, podem enviar o termo de autorização assinado que está disponível na página da BDM, assim como as diretrizes de publicação.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely