Reunião de planejamento delineia rumos do Parfor

Enviado por Dayane Baía em Ter, 29/08/2017 - 13:59

A equipe do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Estadual do Pará (Uepa) esteve reunida na manhã dia 29 de agosto, no auditório da Reitoria, em Belém. Estiveram presentes membros da gestão superior, além de coordenadores de curso, chefes de departamento e assessores pedagógicos de graduações relacionadas ao Parfor.

O novo coordenador, Prof. Antônio Sérgio Silva de Carvalho foi apresentado pelo reitor Rubens Cardoso. Ele também destacou a importância do planejamento para a gestão de orçamento com diárias e passagens, já que os módulos ocorrem em janeiro e julho, com o deslocamento dos docentes.

A pró-reitora de Graduação em exercício, Lana Macedo, enfatizou a importância do Plano. “O Parfor é muito estratégico para a Uepa, considerando que estamos em uma região de carência educacional nos municípios”, afirmou. Ela também comentou as alterações nas portarias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que dizem respeito aos requisitos de formação dos docentes e ao enquadramento das Instituições de Ensino Superior para receber programas especiais. “A partir de setembro vamos formar as comissões para a adaptação dos projetos pedagógicos dos cursos. Era uma necessidade que nós já havíamos percebido, pois os alunos do Parfor são diferenciados por possuírem uma larga trajetória na área de educação”, afirmou.

“Temos acompanhado o esforço da Prograd e da Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) tem imprimido para o desenvolvimento do Parfor”, afirmou o coordenador do Parfor, Antônio Sérgio Silva de Carvalho. Ele também compartilhou a participação recente da Uepa no Fórum Estadual do Parfor, com o envolvimento de cerca de 30 municípios. Durante a reunião também foram debatidas as próximas etapas do planejamento do módulo de janeiro de 2018.

Texto: Dayane Baía

Foto: Nailana Thiely