Nedeta participa da II Feira Estadual Existir

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 20/09/2017 - 18:38
Nos dias 21 e 22 de setembro o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do governo do Estado, realiza a II Feira Estadual Existir. A programação, com o tema "Arte, cultura, educação e esporte em movimento", será na Praça do Artista, da sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém. O evento reunirá diversos órgãos estaduais com serviços e orientações para pessoas com deficiência (PCD), como o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
No primeiro dia da programação o público terá a oportunidade de conhecer uma casa adaptada para cadeirantes e visitar os estandes onde estarão disponíveis os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais, divididos em seis espaços temáticos.
 
O estande da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá em exposição órteses e próteses confeccionadas por uma impressora 3D e alguns recursos assistivos (softwares e hardwares) desenvolvidos pelo setor de Gameterapia, ligado ao Nedeta. O núcleo presta, desde o ano de 2005, atendimento a pessoas com deficiência e é o primeiro no Pará a oferecer gratuitamente tratamentos de reabilitação a crianças e adolescentes com paralisia cerebral e Síndrome de Down.
 
O dia 22 será dedicado às oficinas e capacitações, gratuitas, que terão como público-alvo pessoas com deficiência, familiares, educadores e demais interessados no assunto. A terapeuta ocupacional Ana Irene Alves de Oliveira, coordenadora do Nedeta, participará da mesa redonda sobre “Tecnologia e Acessibilidade”. O encontro está programado para ocorrer às 8h e debaterá sobre as tecnologias assistivas. “Utilizaremos o espaço para falar das diversas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo acerca da temática abordada”, explica a professora.
 
O evento também inclui uma rica programação cultural com apresentação de grupos de dança, música e teatro, alguns deles são compostos por pessoas com deficiência. Para conferir a agenda completa basta acessar o site www.nac.pa.gov.br.

 

PCD - Quando falamos em pessoa com algum tipo de deficiência, nos referimos a quase um quarto da população brasileira. Segundo o Censo Demográfico de 2010, são mais de 45 milhões de pessoas com dificuldades na visão, audição, locomoção ou desenvolvimento intelectual. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, o que corresponde a cerca de 15% da população mundial, com base em estimativas de 2010. A perspectiva é que esse número aumente, em especial com as dificuldades que podem advir do envelhecimento natural da população. No Pará, o IBGE registrou, em 2010, um percentual de 23,63% da população com pelo menos uma das deficiências investigadas.

 
No Brasil, com a entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015) já se prevê a reprodução de obras em formato acessível para pessoas com deficiência. A legislação também estipula que deverá “ser garantido o acesso, em formato acessível, a bens culturais, programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas, monumentos e locais de importância cultural e espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos.
 
A II Feira Existir tem como objetivo possibilitar acesso e acessibilidade da pessoa com deficiência a espaços de produções e vivências da diversidade cultural; além de promover a capacitação de profissionais e familiares a partir de workshops, palestras e oficinas para formação socioinclusiva. O evento é realizado no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
 
Primeira Edição – A I Feira Estadual Existir foi realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2016, na Estação das Docas, em Belém. Paralelamente foi realizado o V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta) da Uepa. Pelo menos três mil pessoas passaram pela feira e conheceram produtos e serviços que facilitam o tratamento e a vida de pessoas com deficiência.
 
Plano Existir - Lançado pelo Governo do Pará em 2012, e atualmente vinculado ao NAC, o Plano Existir assumiu o compromisso de garantir ações a partir dos eixos saúde, educação, acessibilidade e inclusão social, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência na ampliação do acesso ao patrimônio cultural como instrumento de inclusão, fazendo com que ela se sinta integrada à sociedade.
 
SERVIÇO
II Feira Estadual Existir
Data: 21 e 22 de setembro
Local: Praça do Artista, da sede da Fundação Cultural do Pará
 
Texto: Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), com informações da Ascom Uepa.
Foto: Nailana Thiely