Imagem Peregrina de Nazaré visita Reitoria da Uepa

Enviado por Dayane Baía em Sex, 22/09/2017 - 18:47

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu na tarde desta sexta-feira, 22 de setembro, no prédio da Reitoria, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O momento integra a agenda que antecede o Círio, uma das maiores manifestações da cultura paraense.

Recebida pelo reitor Rubens Cardoso, a imagem foi saudada por fogos, pétalas de rosas e a sonoridade do Grupo de Metais, composto por alunos do curso de Licenciatura em Música da instituição. Também chamada de Círio da Uepa, a celebração teve canções nazarenas entoadas pelo projeto de extensão Madrigal.

As homenagens musicais também tiveram a participação do servidor Wanderson Santos, da Coordenação de Transporte. “Eu me sinto agradecido a Deus e à Nossa Senhora por me proporcionarem trabalhar em um local no qual me sinto bem. Canto há seis anos no evento e vou continuar até quando Deus permitir”, falou emocionado.

A estudante Elizama Santos Pereira, da graduação de Letras-Libras, interpretou voluntariamente as canções religiosas na Língua Brasileira de Sinais. “Pessoalmente, não sou muito participante do Círio por ser evangélica. Mas o papel do educador como intérprete tem uma base fundamental de transmitir o que está impedido para o surdo ouvir. Vim pela acessibilidade, pode ter alguém surdo do lado e ninguém sabe. Não é uma característica física”, afirmou.

“Muitas vezes guardamos o ódio e nós é que sofremos. Passamos a vida toda na indiferença e chegamos ao fim dela quando não podemos mais abraçar um irmão. A vida precisa ser vivida a cada dia com amor”, destacou o dirigente da cerimônia, o Diácono Manoel Onildo Botelho. “Nesse momento especial, Belém cheira a maniçoba, a tacacá e vatapá. Mas a mãezinha também quer que nós cheiremos a amor, o odor de Cristo”, reforçou.

Para o reitor Rubens Cardoso, a reflexão trazida pelo dirigente foi elucidativa. “Que o brilho do olhar e a ternura estejam em nossa universidade, que é muito humana e próxima do cidadão paraense nos 16 municípios em que estamos instalados. Que essa nossa profusão de amizade possa viver em cada momento junto a nós”, declarou.

Ele também chamou atenção para o momento como renovação da fé e esperança para o cotidiano da instituição. “Sem assim não conseguiremos formar profissionais éticos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da nossa grande Amazônia. Sem assim, será impossível conviver e ter a reciprocidade do olhar e a confiança tão esperada na formação daqueles que ingressam aqui. Sem assim não conseguiremos passar seis, oito ou 12 horas longe dos nossos familiares e voltar para casa com o imputamento que, não só pelo trabalho, mas pela convivência, realizamos um dia digno”, finalizou.

UEPA NO CÍRIO

A visita da Imagem Peregrina à Reitoria integra as ações da instituição alusivas aos festejos de Nazaré. O Centro de Ciências Naturais e Planetário do Pará está com a exposição A Ciência no Círio que busca promover a aproximação da cultura popular, representada pelo Círio, e a cultura científica. Para isso, são evidenciadas a presença e a aplicação de princípios e leis da Física, Química, Biologia e Matemática nos produtos, hábitos e práticas presentes na manifestação. Para saber mais sobre a mostra, acesse a notícia aqui.

A joia da acadêmica do curso de Design da Uepa, Viviane Ferreira Gonçalves, foi escolhida, no projeto ‘Sentidos da Fé’. A peça compõe a capa do convite da 14° edição da exposição Joias de Nazaré. A abertura será no dia 27 de setembro, a partir das 19h, Espaço São José Liberto.

Cerca de 200 alunos da área da saúde passarão por treinamento com a Cruz Vermelha para atender os peregrinos que chegam a capital paraense nas procissões.  A capacitação será nos dias 27 e 28 de setembro e orientará a realização de procedimentos adequados para a troca de bandagem, curativos, massagem relaxante, suporte básico de vida e transporte de pacientes.

A Uepa também participará das comemorações com a 6ª edição do Círio de Todos os Timbres. O Núcleo de Arte e Cultura promove apresentações do Madrigal da Uepa, corais, grupos musicais e bandas em pontos históricos da cidade. A abertura ocorrerá no dia 4 de outubro, a partir das 17h, no Coliseu de Artes do Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, bairro do Jurunas.

Texto: Dayane Baía com informações da Ascom da Uepa

Fotos: Nailana Thiely