Foi dada a largada para o Vestibular 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O edital do Processo Seletivo (Prosel) foi publicado hoje, 26 de setembro, no Diário Oficial do Pará. As inscrições poderão ser feitas a partir de 19 de outubro. Entretanto, as solicitações de isenção da taxa possuem um calendário específico para atender os quatro grupos de contemplados: servidores da Uepa e dependentes; pessoas com deficiência; estudantes de escolas públicas; e hipossuficientes econômicos.
Este ano, todas as vagas dos 26 cursos de graduação serão disputadas no Prosel, já que em 2016 foi a última edição do Prise, o Processo Seletivo Seriado. Serão 3.700 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Para concorrer às vagas, os candidatos deverão se inscrever no Prosel e, obrigatoriamente, realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017.
A Uepa reforça o compromisso do desenvolvimento do Pará, com a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos e com responsabilidade social. Para promover o acesso ao nível de educação superior nos municípios paraenses, o Prosel adota uma política de cotas. São reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública.
Isenções – As solicitações de isenção da taxa de inscrição deverão ser feitas conforme o enquadramento do solicitante. A Universidade concede isenção para quatro grupos de candidatos: servidores da Uepa e dependentes; pessoas com deficiência; estudantes de escolas públicas; e hipossuficientes econômicos.
Os grupos de servidores e dependentes e de pessoas com deficiência poderão solicitar isenção entre os dias 28 de setembro e 06 de outubro. A divulgação do resultado das solicitações será realizada no dia 18 de outubro, véspera do início das inscrições, que deverão ser feitas por todos os interessados, inclusive aqueles contemplados, pois a isenção não garante inscrição.
Os grupos de hipossuficientes poderão solicitar isenção entre os dias 19 e 26 de outubro. Os candidatos oriundos de escolas públicas são automaticamente isentos.
Para conferir o edital na íntegra, clique aqui.
Texto: Dayane Baía
Foto: Nailana Thiely