III Seminário de História debate o passado para contextualizar o presente

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 27/09/2017 - 14:05

Debater o passado para melhor compreender o presente e planejar o futuro é um dos objetivos do III Seminário de História, promovido pelo curso de Licenciatura Plena em História da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que começou hoje, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento encerra na próxima sexta-feira, 29, e apresenta ainda aos estudantes do CCSE duas importantes mostras artísticas que ilustram o tema “História e Política: entre conflitos e revoluções”.

A abertura do evento trouxe a afinação da banda da Uepa, que ganhou elogios e foi aplaudida de pé pelos estudantes. Em seguida, a mesa de abertura reuniu autoridades da gestão superior do Centro e da Instituição, que falaram sobre o momento de crise que o Brasil atravessa. O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, ressaltou a importância de conscientizar os jovens paraenses e prepara-los para o futuro. “O Pará é a bola da vez há muito tempo, mas essa bola é a da cobiça de pessoas que insistem em tentar tira-la dos nossos braços. O desafio da Universidade é levar conhecimento à nossa juventude, para que ela saiba avaliar e contextualizar situações, para que todo esse potencial beneficie os paraenses”, observou.

A pró-reitora de Graduação, Ana Conceição de Oliveira, parabenizou a organização do seminário e a escolha do tema. “Ouvi alguém dizer que quem defende a volta da ditadura, se for muito idoso, temos que perdoar, pois talvez tenha se entregado ao esquecimento, e se for muito jovem, temos por obrigação trabalhar para conscientizá-lo sobre o que foi este período de fato. Num momento de direitos sendo retirados, este debate é fundamental”, disse.

Para o diretor do CCSE, Anderson Maia, reiterou a atualidade do debate e o compromisso do Centro com a produção científica. “Apesar das dificuldades impostas à Educação pelas políticas nefastas de um governo que sequer elegemos, o CCSE segue desenvolvendo ciência. Este Centro é de todos  e precisamos que esteja cada vez mais integrado e participativo”, pediu o gestor. O vice-diretor do Centro, Jairo Nascimento, também participou da solenidade de abertura e interpretou um texto de Álvaro de Campos – um dos heterônimos de Fernando Pessoa -, que apesar de ser datado de 1917, soa mais atual do que nunca.

A coordenadora do curso de História, Venize Rodrigues, justificou a escolha do tema. “No presente, o olhar do ser humano sobre o passado é muito importante, sobretudo neste momento em que vivemos hoje. Então, buscamos debater com os alunos as memórias de um tempo permeado de lutas e movimentos sociais, o que os ajudará a ter uma compreensão da realidade atual”, diss. Ela aproveitou o momento para agradecer o apoio do CCSE à realização dos eventos estudantis. “Sem o apoio da gestão, nada poderia ser realizado”, concluiu.

O evento abriga ainda duas importantes exposições artísticas no Espaço de Convivência. “Nas trilhas da Cabanagem” foi cedida pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), enquanto a “Vultos do Pará”, do projeto Sacolagem feito pelo quadrinhista e artista plástico Faeli Chaves de Moraes, traz bustos de grandes personagens da história paraenses feitos com materiais recicláveis. “Cada uma das esculturas utiliza aproximadamente 600 sacolas. O plástico compõe 95% de cada obra e foi escolhido por ser um dos resíduos mais danosos ao meio ambiente”, explicou o artista.

O seminário foi pensado para relembrar a história dos grandes conflitos e revoluções da modernidade, suas contradições, resistências, esperanças e descaminhos, além de mostrar a investigação histórica dos processos revolucionários que constituíram o mundo que conhecemos e ressaltar a memória de homens e mulheres que lutaram por ele.

A programação se estende até a próxima sexta-feira, 29, e está repleta de mesas redondas e conferências que abordam temas como “A Ditadura em tempos de transição”, “Movimentos sociais na Amazônia contemporânea”, “Cidadania e Direitos Humanos em tempos de crise” e “Literatura e Resistência na América Latina”. Para inscrições e maiores informações sobre o evento, interessados podem entrar em contato com a organização do seminário pelo email iiiseminariohistoriauepa@blogspot.com

Veja mais fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157685646525492

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely