Semana de Filosofia debate desafios contemporâneos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 03/10/2017 - 18:09

Refletir sobre as utopias construídas pelo projeto da modernidade e repensar o tempo em que vivemos. Esses são objetivos da III Semana Acadêmica de Filosofia, iniciada hoje, 03 de outubro, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento segue até sexta com o tema "O apagar das luzes: (des)construção, crises e desafios do mundo contemporâneo".

O vice-diretor do CCSE, Jairo Nascimento, elogiou a programação durante a mesa de abertura. “É mais um evento de qualidade, de uma série de programações que vem sendo realizadas no CCSE, para publicizar as pesquisas e discussões desenvolvidas na instituição”. Ele parabenizou a comissão organizadora e enfatizou a importância dos debates, considerando os processos enigmáticos da atualidade, os quais a filosofia busca desvendar.

Promover estudos de filosofia sintonizados ao mundo e às mudanças está entre as atribuições da Licenciatura desenvolvida na Uepa. “Os alunos são parte organizacional do evento. O tema não tem a conotação pessimista do apagar das luzes, mas de início de um novo ciclo em que se busca construir algo bom. Formar alunos pensadores que serão professores é parte dessa construção, tanto de pensamento, quanto de atividades nesse sentido”, declarou o coordenador do curso, Manoel Moraes.

Alex Cardoso, discente e coordenador do evento, acredita que o evento ajuda a consolidar o curso de Filosofia, que teve sua primeira turma em 2012. “Visa dar um passo grande na pesquisa, no ensino e na extensão. E percebemos isso com a participação de alunos em eventos locais e nacionais. O evento busca criar um espaço de debate e reflexão que busca acolher demandas sociais”, afirmou.

A organização foi elogiada pela pró-Reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira. Ela se lembrou de quando o curso foi aprovado no Conselho Universitário e foi implantado inicialmente nos campi de Conceição do Araguaia e São Miguel do Guamá. “Em 25 anos de docência eu fico muito tocada quando vejo alunos tão aguerridos, que diante das dificuldades se propõem a realizar e o fazem bem”, parabenizou.

A programação é composta por palestras, mesas redondas, minicursos, cine filosofia e uma festividade cultural de encerramento. Além disso, nos ciclos de comunicações  graduandos e pós-graduandos têm a oportunidade de apresentar trabalhos acadêmicos e pesquisas em andamento.

A III Semana Acadêmica de Filosofia (Safil) tem como público-alvo professores, estudantes, pesquisadores, técnicos administrativos e demais profissionais interessados no debate científico em questão. O espaço representará uma troca de saberes entre a filosofia e outras áreas de conhecimento ligadas à universidade e à sociedade.

Serviço:
III Semana Acadêmica de Filosofia (Safil)
- Data: 3 a 6 de outubro;
- Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CSSE); localizado na Travessa Djalma Dutra, nº 156, bairro do Telégrafo.

Texto: Marcus Passos e Dayane Baía, com informações do Centro Acadêmico de Filosofia
Foto: Nailana Thiely