Refletir sobre as utopias construídas pelo projeto da modernidade e repensar o tempo em que vivemos. Esses são objetivos da III Semana Acadêmica de Filosofia, iniciada hoje, 03 de outubro, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento segue até sexta com o tema "O apagar das luzes: (des)construção, crises e desafios do mundo contemporâneo".
O vice-diretor do CCSE, Jairo Nascimento, elogiou a programação durante a mesa de abertura. “É mais um evento de qualidade, de uma série de programações que vem sendo realizadas no CCSE, para publicizar as pesquisas e discussões desenvolvidas na instituição”. Ele parabenizou a comissão organizadora e enfatizou a importância dos debates, considerando os processos enigmáticos da atualidade, os quais a filosofia busca desvendar.
Promover estudos de filosofia sintonizados ao mundo e às mudanças está entre as atribuições da Licenciatura desenvolvida na Uepa. “Os alunos são parte organizacional do evento. O tema não tem a conotação pessimista do apagar das luzes, mas de início de um novo ciclo em que se busca construir algo bom. Formar alunos pensadores que serão professores é parte dessa construção, tanto de pensamento, quanto de atividades nesse sentido”, declarou o coordenador do curso, Manoel Moraes.
Alex Cardoso, discente e coordenador do evento, acredita que o evento ajuda a consolidar o curso de Filosofia, que teve sua primeira turma em 2012. “Visa dar um passo grande na pesquisa, no ensino e na extensão. E percebemos isso com a participação de alunos em eventos locais e nacionais. O evento busca criar um espaço de debate e reflexão que busca acolher demandas sociais”, afirmou.
A organização foi elogiada pela pró-Reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira. Ela se lembrou de quando o curso foi aprovado no Conselho Universitário e foi implantado inicialmente nos campi de Conceição do Araguaia e São Miguel do Guamá. “Em 25 anos de docência eu fico muito tocada quando vejo alunos tão aguerridos, que diante das dificuldades se propõem a realizar e o fazem bem”, parabenizou.
A programação é composta por palestras, mesas redondas, minicursos, cine filosofia e uma festividade cultural de encerramento. Além disso, nos ciclos de comunicações graduandos e pós-graduandos têm a oportunidade de apresentar trabalhos acadêmicos e pesquisas em andamento.