Geocarta promoverá oficina de bonecas abayomi

Enviado por Dayane Baía em Sex, 27/10/2017 - 16:24

O Grupo de Pesquisa Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia (Geocarta) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará nesta segunda-feira, 30 de outubro, em Igarapé-Açu, a oficina Confecção de Bonecas Abayomi. A ação será desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Alves Ramos, localizada na Comunidade Remanescente Quilombola Nossa Senhora do Livramento. As inscrições podem ser feitas presencialmente no local.

As peças artesanais possuem o nome de origem iorubá, que significa aquele que traz felicidade ou alegria. As bonecas, segundo a tradição africana, eram confeccionadas nos tumbeiros que transportavam os africanos para serem escravizados no Brasil. Diante da ameaça dos marinheiros de atirarem as crianças ao mar, caso elas não cessassem o choro, as mães rasgavam pedaços de suas vestes e faziam pequenas bonecas para distraírem os filhos. Atualmente, elas são um dos símbolos de resistência do povo negro.

A programação antecipa e dá boas vindas ao mês de novembro, em que se promove a consciência negra. O evento faz parte do projeto aprovado na chamada do Campus Avançado deste ano e envolve educação e relações étnico-raciais na escola quilombola. A oficina está diretamente ligada à presença dos afrodescendentes, e tem o objetivo de atender aos requisitos da lei nº 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. Os conteúdos programáticos devem incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, enaltecendo a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política no país.

Serviço:

Data: 30/10/2017 – 14h às 17h

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Alves Ramos, localizada na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 3888, no bairro  Centro.

Texto: Dayane Baía com informações do Geocarta

Foto: Marcela Alexandre