XIV Seminário do PPGED homenageia professores

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 30/10/2017 - 13:44

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza a partir de hoje, 30, o seu XIV Seminário, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Com o tema “Direito à educação pública em risco: retrocessos e resistências no cenário brasileiro”, o evento abre espaço para debate com convidados de Instituições de Ensino Superior (IES) de outras regiões. Na abertura, o PPGED promoveu uma comovente homenagem aos professores que estão em vias de se aposentar.

O madrigal da Uepa abriu oficialmente a programação do Seminário. Em seguida, a mesa de abertura reuniu a coordenadora do Programa, Ivanilde Apoluceno; o coordenador da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Emanuel da Cunha; a coordenadora da linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, Socorro Cardoso; e a representante discente Marlene Monteiro.

“Escolhemos este tema justamente para refletir essa época de incertezas na educação. As polêmicas ideológicas, as dúvidas em relação ao orçamento, principalmente para a pós-graduação. Precisamos debater o direito a educação pública e discutir como as políticas de avaliação interferem nos programas”, resumiu Apoluceno. O “cenário problemático” da atualidade é o principal motivador das lutas dos professores. “A formação de professores vem sofrendo de maneira especial. Com o debate, conseguiremos buscar caminhos e seguir na luta por soluções para esta questão”, avaliou Cunha.

O componente amazônico também será levado em consideração durante a programação. “O PPGED tem doze anos e já estamos no 14º seminário, pois iniciamos ainda antes do credenciamento pela Capes. Nesses anos, vivemos uma luta que às vezes pode parecer inglória, mas seguimos debatendo os saberes amazônicos, para avaliar o que temos, o que fazemos e o que precisa ser mudado”, disse Cardoso.

Após a mesa, três professores do Programa que estão contemplando a aposentadoria receberam placas, flores e o reconhecimento dos colegas. Após 44 anos de magistério, Aldene Monteiro busca um novo começo. “Pretendo iniciar um novo ciclo, mais voltado para os cuidados com a saúde mental e espiritual, para deixar pra trás todo o desgaste que nós professores sofremos com as pressões do dia a dia da profissão”, disse.

A professora Josefa Távora citou a passagem da Bíblia que fala sobre o tempo e as fases da vida. “O tempo nunca é o mesmo, e chegou meu tempo de encerrar as atividades no PPGED. Embora me afaste agora, isso não significa um adeus, pois sempre estarei ligada a este Programa. Enquanto a educação não for uma prioridade nacional, a pátria dos sonhos de todos nós sempre será adiada”, comentou a professora, que inicia sua nova fase retornando à sala de aula como aluna no curso de Arquitetura.

O professor Emanuel da Cunha também se recusa a largar os estudos e já ingressou no curso de Direito. “Vim para a Uepa em 91, quando ainda nem tinha esse nome. Vivi momentos felizes, construí muito conhecimento e fui levado pelos meus alunos e orientandos a produzir conhecimento com eles. Apesar da aposentadoria iminente, parar de estudar, para mim, é impossível”, declarou o docente.

O PPGED tem como objetivo principal debater as experiências educativas e os resultados de pesquisas vinculadas às linhas Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Saberes Culturais e Educação na Amazônia. O XIV Seminário do PPGED traz ao público comunicações científicas e mesas para promover o avanço da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação bem como na produção de ações de pesquisas futuras. O evento segue até o dia 1º de novembro.

Veja a programação completa aqui.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely