Seminário de Ciências Sociais debate direitos humanos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 31/10/2017 - 15:47
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu entre os dias 30 e 31 de outubro o III Seminário do Curso de Ciências Sociais. O evento, com o tema Conflitos Sociais, Violência e Direitos Humanos na Amazônia, ocorreu no auditório da Câmara dos Vereadores do município de Igarapé Açu. Estudantes, professores e representantes de várias instituições de ensino marcaram presença no encontro.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Sociais, professor Mario Xavier, o encontro foi bem produtivo. “Essa temática é recorrente por trazer questões relacionadas à nossa identidade. A Uepa é uma universidade amazônida. Então, os temas ligados à discussão sobre direitos humanos e conflitos sociais são necessários serem debatidos no âmbito da sociedade, para que nós possamos criar elementos de maior criticidade”, afirma.

A mesa de debate Educação, Gênero e Diversidade Étnico-racial foi uma das atividades promovidas pelo Seminário. Os professores da Uepa, Lana Macedo e Petrônio Potiguar, e o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Francisco Duarte, foram os palestrantes. “Na ocasião, eu falei sobre as gerações do gênero feminista, do conceito de gênero e de algumas autoras que discutem o assunto. Além disso, debati como esse conceito está sendo discutido na atualidade e como os movimentos feministas têm se posicionado em relação à forma que a ideologia de gênero está sendo veiculada pela mídia”, pontua a coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações, Lana Macedo.

Durante o III Seminário do Curso de Ciências Sociais, a biblioteca do campus de Igarapé Açu recebeu uma doação de 100 livros de Ciências Sociais. O acervo, composto por temáticas sobre Política, Sociologia, Antropologia e Metodologia, foi doado pela ex-professora da UFPA, Maria Angelica Alberto.

Texto: Marcus Passos
Foto: Divulgação do evento