I Seminário Ressignificar busca caminhos para a Educação Física

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 01/11/2017 - 14:01

O Grupo de Pesquisa Ressignificar, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) encerra hoje, no auditório do Campus III, o seu I Seminário. Com o tema “Formação e Intervenção em Educação Física, Ordenamento Legal e Política Atual”, o evento trouxe convidados de fora do Pará com o objetivo de debater a realidade do mercado diante dos alunos do curso de Educação Física.

O evento iniciou ontem com a mesa que contou com a participação do coordenador do curso de Educação Física da Uepa, Moisés Santa Rosa;  a líder do grupo Ressignificar, Marta Genú; a coordenadora do PPGED, Ivanilde Apoluceno e uma representante discente.

A formação dos futuros professores e os impactos diretos na vida profissional dos formandos são os tópicos chave para o coordenador. “O mercado hoje pede um profissional crítico que possa atender a sociedade. Por isso, com essas modificações, o debate é necessário. Mesmo para quem vai para a prática, há as questões da ética, das diretrizes e das normativas”, definiu.

Para Genú, passar o conhecimento das politicas atuais para os estudantes é a base para garantir um debate sólido. “Nossa estratégia é a apropriação do conhecimento, da história que vem se construindo com as mudanças na educação. Devemos partir do ordenamento legal e das politicas mais recentes para debater as possibilidades para a Educação Física. Há um caminho que precisa ser afinado”, avaliou a líder do Ressignificar.

A primeira mesa redonda do evento foi mediada pela professora Meriane Abreu, e contou com a participação do professor da Universidade do Estado de Goiás (ESEFEGO/UEG), Paulo Roberto Veloso Ventura, e da professora do PPGED da Uepa, Lucélia de Moraes Braga Bassalo, que fez uma explanação sobre os rumos que a educação no Brasil estão tomando. “Os resultados nas políticas públicas que envolvem a educação só serão conhecidos em 20 anos, por isso os debates são tão necessários, para que se tente compreender as consequências destas mudanças antes que gerações de estudantes sejam prejudicadas”, explicou.

Doutor em Educação e graduado em Educação Física, Ventura criticou a alteração do desenho curricular do curso de Educação Física, que segundo recomendação, deve acomodar, além da Licenciatura, o Bacharelado. “É uma coisa muito positiva para os alunos da Uepa que a Instituição não tenha adaptado ainda o seu curso. Na UEG já houve alteração e a primeira turma iniciou neste semestre. Eles serão muito prejudicados em sua formação”, avaliou.

Às 17h30 de hoje, o professor retorna ao assunto com a mesa “Sobre a Formação em Ed. Física: trâmite legal e debate atual”, mediada pela professora Marta Genú. O evento encerra às 19h30 com a apresentação cultural O Cravo e a Roseira.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely