Alunos do PPGBPA apresentam produção acadêmica em Jornada

Enviado por Ize Sena em Ter, 31/10/2017 - 00:00
Alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA) apresentaram trabalhos durante a I Jornada Acadêmica do Programa. A atividade integrou o II Encontro Científico Internacional do Instituto Evandro Chagas (IEC), realizado no período de  25  a 27 de outubro, na sede do Instituto, em Ananindeua. O Programa é uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o IEC.

As produções foram expostas por meio de apresentações orais e pôsteres. Entre os temas abordados, estiveram pesquisas sobre Zika Virus, Hanseníase, Leishmaniose, entre outras temáticas sobre doenças tropicais e as diversas áreas de conhecimento do Programa de Pós-Graduação.

"Esse evento é um marco na história do Programa e importante momento de troca de conhecimentos entre a comunidade científica local e internacional. Durante a jornada, 18 trabalhos de alunos de mestrado e doutorado foram apresentados", afirmou o atual coordenador do Programa, Juarez Quaresma, que durante a abertura da Jornada reconheceu a importância do trabalho da professora Karla Lima, até então coordenadora do PPGBPA.

A Jornada Acadêmica faz parte do calendário dos cursos de mestrado e doutorado. Neste momento, os alunos apresentam as pesquisas em andamento e recebem uma análise crítica da banca e de outros colegas pesquisadores. A atividade também é uma oportunidade para aperfeiçoar tanto a obtenção dos dados da pesquisa quanto a análise.

Encontro Científico - Com o  tema  Ciência para servir à sociedade: pesquisadores mais envolvidos com a comunidade, o II Encontro Científico Internacional do Instituto Evandro Chagas (IEC) reuniu palestrantes nacionais e internacionais em torno da temática central do evento, para apresentar estudos e avanços na área e socializar pesquisas. O evento foi voltado para servidores, colaboradores, bolsistas e alunos do IEC, além de instituições externas.

Durante a abertura, o diretor do IEC e professor da Uepa, Pedro Vasconcelos, destacou que nenhum país consegue se desenvolver se não for por meio da educação. “Queria destacar o exemplo da Coreia do Sul, que teve um investimento maciço em educação e conseguiu transformar um país subdesenvolvido, que vinha destruído por uma guerra, em um país realmente desenvolvido e isso se deu basicamente por três fatores: investimento maciço em educação, em ciência e em tecnologia. Sem essas três coisas não existe nenhuma outra forma de transformar um país", declarou Vasconcelos.

OII Encontro foi uma promoção do Núcleo de Ensino e Pós-graduação do IEC. Além da I Jornada Acadêmica do PPGBA, o evento reuniu o XXII Seminário do Programa de Iniciação Científica PIBIC/IEC/CNPq;  a V Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Virologia (PPGV); e a I Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (PPGEVS).

Texto e fotos: Kelvin Souza/Ascom IEC
Edição: Ize Sena/Ascom Uepa