Jornada científica do CSE iniciou hoje, 6

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 06/11/2017 - 13:18

O Centro de Saúde Escola do Marco (CSE) realizou hoje, 6, a abertura da 1° Jornada Científica do Campus. O evento ocorreu no Auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Com o tema Integração do ensino, pesquisa e extensão na contrução do perfil profisisonal, o debate abre espaço para estudantes e profissionais da área de saúde discutirem sobre o tripé que integra a Universidade.

A mesa de abertura reuniu o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira; o coordenador do CSE, Celso Lavor; a coordenadora de Ensino e Assistência do Campus II professora Erica Carneiro Feio e a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, que iniciou o discurso de entrada explanando sobre a importância do tema. “Atividades científicas como essa onde se propõe o debate sempre enriquecem o conhecimento, principalmente por falar sobre o tripé que move essa Universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão” disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira, frisou sobre o crescimento da Instituição e a integração que Campus promove. “A Uepa ano que vem completa 25 anos, ela está presente em quase todas as regiões de integração, das 12 estamos presente em 10. Somos uma Universidade multicampi com um quantitativo de cursos extremamente grande, estamos crescendo, mas com o pé no chão. O espaço que temos no CSE possiblita que possamos fazer ensino, pesquisa e extensão em grande estilo por conta disso, esse evento inclusive começa a mobilizar as pessoas para que possam desenvolver pesquisas, relato de experiências de estágios e apresentar nesses eventos” contou.

A professora Erica Carneiro Feio, coordenadora de Ensino e Assistência do Campus II e organizadora da Jornada Científica ressaltou o número grande de pesquisas que foram realizadas pelo Centro. “Desde 2013, já tivemos 87 trabalhos de medicina, 1 de biomedicina, 58 de fisioterapia, 15 de terapia ocupacional, 3 de educação física, 36 de enfermagem e que nessa jornada incluiu 64, 7 trabalhos da residência, 18 de mestrado e 4 do doutorado, então isso significa que o Centro do Marco é um grande cenário de pesquisa, prática e estamos aqui sempre para integrar” afirmou.

A palestra de abertura foi ministrada pela pró-Reitora de Extensão, Alba Lúcia Raithy, que discutiu sobre Extensão e saúde na Uepa: como estamos e pra onde vamos? “A extensão é um braço forte dentro da Universidade, esse tripé de pesquisa traz a chance de aumentar a participação da comunidade acadêmica nos vários projetos extensionistas existentes” alegou. Além disso, ela contou que as ações realizadas pela Proex priorizam ações nos municípios do Pará, aproximando a Uepa da realidade das regiões.

O estudante Diogo Okawa, do quarto período de Bacharelado em Enfermagem, elogiou a iniciativa de promover um evento que trabalhe com pesquisas de extensão. “Esse tema é muito importante justamente por integrar essas três vertentes, de Ensino, Pesquisa e Extensão. Integrar isso tudo é muito bom porque temos a oportunidade de ter a vivência de todos os lados, não apenas da prática” reconheceu.

A programação da jornada científica iniciou hoje e vai até o dia 9 de novembro, durante a manhã e tarde no auditório do Ueafto no campus do CCBS.

Confira aqui a programação completa.

Texto: Rachel Oliveira

Fotos: Nailana Thiely