O curso de Matemática da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoverá entre 9 a 10 de novembro a I Jornada de Matemática Aplicada do Baixo Tocantins (JMABT). O evento é voltado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento dos campi de Moju, Barcarena e Cametá. Palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda e uma mostra matemática compõem a programação.
A Jornada visa proporcionar um momento de interdisciplinaridade entre os cursos de graduação da Uepa. “A Matemática Aplicada é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, científico e tecnológico. Então, os acadêmicos de Matemática, Ciências Naturais e Tecnologia de Alimentos vão poder ampliarem os conhecimentos em tópicos relevantes, como a matemática aplicada derivada, integral e de equações diferenciais”, explica o professor e organizador do evento, Bruno Costa.
A programação do primeiro dia iniciará às 9h, com a palestra “Para que servem a água e a matemática? A sede e a modelagem”, do professor Rubens Fonseca. Pela tarde, às 14h, ocorrerá o minicurso “A equação de Schrodinger: Solução analítica para o átomo de Hidrogênio”, ministrado pelo professor José Leal. No dia 10, as atividades começam às 8h com a oficina “Equações Diferenciais: Aplicações em Datação Isotópica”, do Eusom Lima. O encerramento será às 14h, com o minicurso “Construindo Aplicativos no APP Inventor no ensino da matemática”, ofertado pelo docente Fábio Alves.
A I Jornada de Matemática Aplicada do Baixo Tocantins terá carga horária de 25 horas e certificado aos participantes.
Serviço:
- Data: 9 a 10 de novembro;
- Local: Campus de Moju, localizado na avenida das Palmeira, nº 485, bairro da Aviação.
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely