Enfermagem celebra seus 73 anos

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 10/11/2017 - 14:00

O Campus de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebrou hoje seus 73 anos. Professores, alunos e servidores – muitos deles oriundos da antiga Escola de Enfermagem – realizaram a tradicional cerimônia da vela e compartilharam seu carinho pelo curso, que já formou mais de 4 mil enfermeiros que hoje atuam dentro e fora do Pará.

A comemoração ocorreu no auditório do Campus IV e começou com a cerimônia de acendimento da vela pela discente do 8º semestre do curso, Ana Kédima Pinheiro, de 26 anos, que se caracterizou pela primeira vez como a fundadora da Enfermagem moderna, Florence Nightingale. “É uma honra para mim, pois ela foi a pessoa que iniciou nossa profissão e nos ajuda a entender o sentido e a ciência do cuidado”, disse. A pró-reitora de Extensão, Alba Lúcia  Raithy, e a chefe do Departamento de Enfermagem Hospitalar, Simone Beverly Costa, representaram, respectivamente, a reitoria e o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) no evento.

A história do Campus IV é o que fascina o discente Marcos José Silva. “São 73 anos de formação de enfermeiros e tantas pessoas já tiveram suas histórias entrelaçadas com a do curso. Nossa casa tem muitas potencialidades, com um número elevado de alunos aprovados em pós-graduações pelo Brasil, apesar de termos também muitos pontos que podem ser melhorados”, resumiu o rapaz.

A coordenadora do curso, Mary Elizabeth de Santana, relembrou sua trajetória dentro da Enfermagem. “Eu sou fruto dessa escola, como a maioria dos que hoje atuam aqui. Estava aqui na primeira greve das alunas, em 1981, quando o governador Alacid Nunes finalmente construiu este anexo que hoje abriga as salas de aula. As dificuldades sempre existiram, e o compromisso de todos que atuam neste campus também. Somos uma grande família”, elogiou a professora, que citou ainda a expansão do campus desde que passou a integrar a Uepa, com a criação de mestrado, doutorado, aumento do número de vagas e interiorização do curso.

Ter discentes, docentes e servidores que se doam para a Enfermagem foi um dos benefícios citados pela coordenadora da pós-graduação. Ivonete Peixoto. “É muito bonito ver o comprometimento das pessoas que trabalham aqui, pois a maioria delas vem daqui mesmo. Esse momento de festa é importante para todos nós que somos parte disso”, parabenizou. Após o momento solene, todos os presentes cantaram “Parabéns pra você” e partilharam o bolo de aniversário do campus. 

 

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely