Laboratório José Luiz Araújo Mindello é inaugurado

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 21/11/2017 - 18:01

Para dar início à Semana do Músico 2017, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na manhã desta terça-feira, 21, a inauguração do Laboratório de Apreciação Musical Doutor José Luiz Araújo Mindello. O espaço é direcionado aos alunos da graduação de Licenciatura em Música e é fruto de um esforço conjunto da coordenação de curso, direção de centro e gestão superior, para melhor atender à demanda dos estudantes.

Homenageando o médico e admirador da música José Luiz Araújo Mindello (1921-2010), o ambiente é composto por um acervo gigante que foi acumulado por ele durante toda a sua existência. “Nosso pai viajou muito pelo mundo e sempre trazia diferentes discos para compor a coleção. No começo ele tinha apenas uma estante na sala de casa com alguns vinis, aí foi crescendo e quando percebemos, ele já tinha montado um estúdio em casa” afirmaram Luiza Helena e Luiza de Fátima Mindello, filhas do apreciador. Sobre a atitude do pai, que decidiu antes de seu falecimento doar a coleção para o curso de Música, as irmãs sentem orgulho e admiração. “Nosso pai não podia ter escolhido um local melhor para fazer essa doação, sabemos que todo esse material, que foi cuidado por ele com muito carinho, será usado por mãos que apreciam o valor, que irão levar para frente o conteúdo e tudo que envolve ele, nos sentimos extremamente orgulhosas pela atitude” disseram.

A doação do acervo se deu pela amizade entre o médico e vários professores do curso de Música da Uepa. Sendo eles, a professora Ana Telma, Waldeira Lamego, Sidneia Sobrinho, Dione Colares, Lenora Brito, Ana Maria Santos, Lívia Negrão e Eliana Cutrim, atualmente coordenadora da graduação na Universidade.

Na inauguração o vice-reitor da Uepa, Clay Chagas parabenizou o ambiente e todos que lutaram para que ele fosse criado. “Esse espaço apesar de singelo tem um grande significado para os discentes e docentes do curso de música. A nova geração que vai poder usufruir desse conteúdo tem um grande privilégio e tudo isso se dá a construção coletiva que se têm dentro da Universidade, pois é necessário que estejamos sempre juntos para continuar crescendo cada vez mais” declarou ele.

O diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), professor Anderson Maia reiterou todas as conquistas adquiridas durante a gestão e sobre as muitas que ainda virão. “Esse é mais um espaço que o nosso Centro inaugurou em um ano e meio de gestão, faremos que durante esses quatro anos à frente do CCSE, possamos viabilizar instrumentos e ferramentas para a melhoria e desenvolvimento dos nossos professores e alunos” contou.

O laboratório conta com material de músicas eruditas europeias, populares, brasileiras e Words Music. Dividos em discos de vinil, fitas cassete, VHS, cds e livros relacionados ao assunto. Além do acervo doado por José Luiz Mindello, a sala é composta por doações de ex-professores, alunos e apreciadores musicais. A responsável pela restauração de todo o material foi a professora Lívia Negrão, coordenadora dos laboratórios de música que não escondeu a emoção de ver o espaço pronto.  “É muito bonito que possamos inaugurar a nossa sala de apreciação com um acervo inteiro de um médico que durante toda a vida reuniu uma coleção linda e que foi um grande apreciador da música. Agradeço a todos os meus colegas do curso, a nossa coordenadora e a todos que nos ajudaram a criar este espaço. Não foi um trabalho fácil, mas graças ajuda de todos esse momento chegou” finalizou.

O Laboratório de Apreciação Musical fica no terceiro andar do bloco 3, no Campus I da Uepa. Está aberto a toda a comunidade acadêmica.

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Nailana Thiely