Campus de Marabá sedia eventos científicos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 22/11/2017 - 17:16
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá entre o período de 22 a 24 de novembro duas atividades científicas no campus de Marabá. Os eventos são o VI Seminário de Iniciação Científica e a II Semana de Ciências Naturais. Ambas programações têm como objetivo a integração e a divulgação da produção científica produzida pelos estudantes e professores de diversas instituições de ensino superior da região.
 
Organizado pelo Centro Acadêmico do próprio curso, a II Semana de Ciências Naturais está composta por uma programação variada. Nesta quinta-feira, 23, o público poderá comparecer ao minicurso “Ensino de Libras Básico”, marcado para ocorrer às 8h. Na sexta-feira, de 15h30 as 18h haverá a palestra “Fitoterápico, Antibiótico e Comprimidos”, ministrada pelo professor Thiago Ribeiro. A turma de 2015 de Ciências Naturais também aproveitará a ocasião para participar da jornada de qualificação de pré-projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). 
 
O tema desta segunda edição é As Ciências Naturais Conectando Saberes. “Pretendemos aproveitar o espaço para promover uma reflexão acerca da formação continuada dos profissionais de Ciências Naturais. Afinal, a atuação desse professor vai além do ensino básico. Então, em cada palestra, minicurso e durante as aulas do curso estamos debatendo essa questão”, explica a docente a organizadora Luely Silva. 
 
O VI Seminário de Iniciação Científica iniciará no dia 23 de novembro e terá como tema Panorama de Integração Científica na Uepa. O evento será realizado na Sala de Videoconferência e no Bloco 4 do campus VIII. Nesse ano, a programação envolverá a apresentação de trabalhos de estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) dentro da modalidade de comunicação oral ou de pôster. Atividades independentes também serão expostas durante o Seminário.
 
O professor Alisson Rangel, um dos organizadores do evento, destaca a importância da pesquisa para a formação dos estudantes. “Nossa proposta é evidenciarmos a importância da iniciação científica na formação dos estudantes de forma a incentivá-los e estimulá-los para engajarem em pesquisas científicas. O processo de construção do pensamento científico possibilitá que os mesmos trabalhem com redação científica, construção do pensamento crítico e com experimentação”, afirma o docente.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely/Bárbara Rio