Alunos de Enfermagem participam de ações educativas

Enviado por Dayane Baía em Qui, 23/11/2017 - 16:55

Alunos e professores da graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estiveram em escolas de ensino fundamental de Belém, no mês de novembro. Eles desenvolveram atividades para auxiliar estudantes do 6º e 7º anos quanto a importância dos cuidados com a saúde.

De acordo com o Ministério da Educação, adolescentes (com idades entre 10 a 19 anos) precisam de atenção especial em prol de uma rotina de vida saudável. Para garantir o bem estar são necessários cuidados pessoais (alimentação, atividade física, lazer, higiene, autoestima); familiares (diálogo, cooperação, sexualidade, lazer); e comunitários (preservação do meio ambiente, descarte de resíduos, participação).

Cerca de 40 estudantes do 2º semestre do curso de Enfermagem desenvolveram ações educativas nas escolas Berço de Belém e Benvinda França Messias. A dinâmica faz parte das Atividades Integradas à Saúde. “Com base nas disciplinas vistas no primeiro ano do curso, eles tiveram o desafio de visitar as escolas e identificar uma oportunidade, um problema a ser trabalhado aliando a realidade das escolas às teorias aprendidas em sala. As ações foram desenvolvidas de modo a contribuir com as demandas dos pré-adolescentes, fortalecendo a formação do campo de ensino”, explicou a professora Kátia Bezerra.

A adolescência é importante para prevenir doenças que podem se manifestar na idade adulta. Alguns problemas de coluna aparecem no futuro devido a hábitos inadequados no dia a dia. Por isso, o grupo da Uepa observou a maneira como os estudantes costumam sentar nas carteiras; o peso e a forma adequados para carregar mochilas; e a importância da ginástica para a melhoria da postura corporal.

“Esperamos que você nunca precise de nós, mas se precisar será tratado com carinho!”, dizia a frase estampada nas camisas dos futuros enfermeiros. As duas turmas foram divididas em grupos. Além da ergonomia, eles abordaram a má alimentação associada à obesidade; higienização na pré-adolescência; e a dança como interação no ensino aprendizado do banho. O grupo também tratou da questão do bullying no meio esportivo pré-juvenil, aproveitando a relevância de discutir o assunto em plena realização dos jogos escolares.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Kátia Bezerra