Autoridades, movimentos sociais e comunidade acadêmica estarão reunidos no Seminário “As Veias Abertas da Volta Grande do Xingu”. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e na Universidade Federal do Pará (UFPA), respectivamente.
Belo Sun é um empreendimento que pretende desenvolver atividades de exploração de ouro no município de Senador José Porfírio, no Pará. A localização, na região de Volta Grande do Xingu, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, preocupa comunidades, pesquisadores e organismos.
O evento visa apontar e discutir potenciais impactos e avaliar o processo de implantação do empreendimento do ponto de vista social, ambiental, jurídico e econômico. Durante a agenda, haverá mesas-redondas e debates enfocando o processo de licenciamento da obra, bem como as implicações às comunidades tradicionais. Acesse aqui a programação completa.
Organizado pela Uepa, UFPA, Movimento Xingu Vivo e Fundação Rosa Luxemburgo, o evento terá a presença de agentes sociais com posições diversas sobre a viabilidade do projeto. Entre eles, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Defensoria Pública do Estado do Pará, Ministério Público Federal e Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM).
Serviço:
- Dia 28/11/2017 – 15h às 19h
Local: Uepa - Auditório Paulo Freire, localizado na Tv. Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.
- Dia 29/11/2017 – 15h às 19h
Local: UFPA - Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), localizado na Av. Perimetral – Campus Guamá.
Texto: Dayane Baía
Foto: Verena Glass