Exposição dá novo significado a materiais de baixo custo

Enviado por Ize Sena em Sex, 24/11/2017 - 18:37
Papel, papelão, garrafas PET, pneus, entre outros materiais reciclados, recicláveis e de baixo custo deram vida a puff, jump, jogo de tabuleiro e de basquete, estante e ainda a uma cozinha de brinquedo. As criações, de autoria dos alunos de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estarão em exposição neste sábado, dia 25, a partir das 8h, no Aeroporto Internacional de Belém.
 
Os alunos de Ambiental estarão acompanhados dos de Engenharia de Produção, que baseados no mesmo conceito de reutilização, produziram e vão expor um ‘Kit de Produtos’, a partir de materiais recicláveis. Compõe o Kit: cartões de sentimentos, jogos da memória e da velha, foguete de garrafa PET, livro de colorir e lápis de cor e fantoches feitos com rolo de papel higiênico. 
Todos os materiais em exposição são acompanhados de um folheto explicativo feito pelos próprios alunos e fazem parte dos projetos Engenharia Sustentável: construa, transforme e faça a diferença e Engenharia Solidária: produzindo alegria e sorrisos. Ambos nasceram nas aulas de ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’, no curso de Engenharia Ambiental e ‘Gerenciamento Ambiental na Indústria’, da graduação em Engenharia de Produção, ministradas pela professora Gleicy Karen Abdon. 
 
“É uma resposta do trabalho da universidade pública e penso que isso é muito importante. Além disso, muitos produtos foram produzidos usando técnicas, ferramentas e conhecimentos de Engenharia, entre elas, o Processo Produtivo, Marketing, Embalagem, Identidade visual e Propriedade dos Materiais. É engenharia pura e simples suscitando a ajuda humanitária”, explica a professora ao revelar que após a exposição deste sábado, os materiais serão entregues a uma escola pública. Já os Kits de Produtos serão doados para uma instituição pública de saúde. 
 
“Os materiais ficaram bem atrativos e poderemos ajudar crianças com o que produzimos, pois todos foram pensados para as devidas instituições e suas características. Pensamos em cada detalhe e em como eles poderiam usar, as limitações no caso do hospital e mais opções para as atividades na escola”, conclui Gleicy.
 
Serviço: A exposição é somente neste sábado, dia 25, das 8h às 11h, em frente ao Desembarque Doméstico, entre os portões D e E do Aeroporto Internacional de Belém (Av. Júlio César, s/n - Val-de-Cans). Entrada franca.
 
Texto: Ize Sena
Foto: Divulgação