Geppem inicia seu segundo seminário e ganha sala própria

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 29/11/2017 - 13:43

O imaginário popular costuma relacionar o pedagogo ao ensino infantil, entretanto, a atuação deste profissional vai além. Para socializar a produção científica e popularizar os campos de trabalho do pedagogo, o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem) do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza hoje e amanhã, no auditório Paulo Freire, o II Seminário Pedagogia em Diferentes Contextos. Durante a abertura, o Geppem recebeu da direção do CCSE as chaves da sala que será dedicada às suas atividades.

O evento iniciou com o alto astral do Coral Saúde e Vida da Fundação Santa Casa de Misericórdia, que fez uma apanhado sobre as origens da música brasileira e paraense com homenagens à Chiquinha Gonzaga, Waldemar Henrique e ao brega. Em seguida, a mesa oficial de abertura foi composta pelo vice-reitor da Uepa, Clay Anderson Chagas; a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira; o diretor do CCSE, Anderson Maia; a coordenadora do curso de Pedagogia, Célia Virgolino; a líder do Geppem, Diana Lemos; o coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil, Afonso Delgado; e o representante discente Iago de Lima.

Apesar de não ser formado em Pedagogia, Clay Anderson declarou que vive a profissão há 20 anos. “Sou geografo de formação, mas desde que iniciei a docência, sinto a identificação com a Pedagogia. Minha primeira turma foi de Pedagogia. Durante essas duas décadas tenho testemunhado as mudanças e o fortalecimento do curso. O pedagogo é muito mais do que um profissional da educação infantil e é importante ressaltar que sua atuação vai muito além dos ambientes escolares”, disse.

O diretor do CCSE, que é pedagogo e membro do Geppem, aproveitou a oportunidade para fazer a entrega da sala do Grupo de Pesquisa, atendendo uma demanda antiga de seus membros. “Nestes seus cinco anos de atividade, o grupo cresceu significativamente. Sua produção científica é notória para o fortalecimento da profissão. Amparo e reconhecimento são deveres da Instituição, que deve prover os grupos com meios e espaços para que possam realizar suas atividades e desta forma proporcionar uma melhor formação para nossos alunos. Este é um compromisso da nossa gestão, por isso me sinto feliz em poder atender essa demanda do Geppem”, declarou.

A professora Diana Lemos recebeu as chaves das mãos de Maia e agradeceu o presente, há muito esperado. “Todo o material do Grupo ficava guardado na minha casa. Precisamos muito de um espaço, não apenas para as atividades de pesquisa, mas para receber pesquisadores convidados. O Geppem inclui profissionais de diversas instituições e, depois de cinco anos de existência oficial, lançamos hoje nosso primeiro livro, que reuni artigos que tratam da atuação do pedagogo em hospitais, no trânsito, no cárcere e outros ambientes”, contou.

A pró-reitora destacou a importância de eventos que divulgam a produção científica dos grupos de pesquisa. “Eu aprendo muito participando destes seminários. Cada apresentação é uma aula dentro de outro contexto. Falando de Pedagogia, sempre que se organiza um evento assim, se aborda um outro aspecto do curso, que é a gestão. Aliás, sobre a atuação do profissional, a Uepa adiciona no verso do diploma as áreas escolares e não escolares onde há um pedagogo”, explicou.

O evento pretende aproximar os profissionais envolvidos em diversas áreas de atuação da pedagogia, promovendo uma rede de socialização. Além disso, estão entre os principais objetivos do evento a promoção de um espaço de discussão e socialização de experiências e pesquisas sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares e a analise dos diferentes contextos sociais em que estes profissionais estão inseridos, bem como a identificação das particularidades do trabalho do pedagogo em espaços sociais. A programação completa pode ser encontrada aqui ou no site do Geppem.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely