Fórum reúne reitores de IES estaduais e municipais

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 30/11/2017 - 13:26

Na última quarta-feira, 22, ocorreu a solenidade de abertura do 61° Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, participou do evento.

O fórum abordou o tema “O empreendedorismo na gestão universitária: desafios, soluções e inovação na contemporaneidade”, sugerido pelo reitor Regys Freitas, da Universidade do Estado de Roraima (UERR), anfitriã do encontro.

Durante a abertura, foi ressaltado que as universidades públicas produzem mais de 95% de toda a ciência brasileira, sendo responsáveis pelo mínimo de soberania que o país tem em algumas áreas, encontrando, por exemplo, respostas e tratamentos para problemas de saúde tropicais, inovando em processos industriais, promovendo avanços sem os quais o país estaria ainda mais dependente.

Na ocasião, o professor Juarez Quaresma recebeu o título de associado honorário. Juarez foi reitor da Uepa no período entre 2013 e 2017. Rubens Cardoso, atual reitor da Instituição recebeu o diploma representando o professor.

Durante o evento, foi aprovado o Estatuto da Associação que a define como entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na capital da República.
O objetivo geral da Abruem está expresso nos termos do Artigo 1º, que a indica como “congregação das universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais”.

A Abruem, criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, a associação busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Texto : Rachel Oliveira / Com informações da Ascom UERR

Foto: Divulgação/ Abruem