Dinter realizou II Colóquio de Língua, Discurso e Estilo

Enviado por Dayane Baía em Qui, 07/12/2017 - 18:37

Recortes das pesquisas desenvolvidas no Doutorado Interinstitucional em Filologia e Língua Portuguesa (Dinter) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade de São Paulo (USP) foram apresentados durante o II Colóquio de Língua, Discurso e Estilo. O evento ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro, por videoconferência com parte da turma de doutorandos em São Paulo e os demais em Belém, no laboratório do Núcleo de Educação a Distancia (Necad).

Socorro Cardoso, coordenadora da graduação em Letras e do Dinter, participou da mesa de abertura destacando a parceria e o compromisso entre as duas instituições. “Já cumprimos toda a parte das disciplinas e os professores da USP vieram pontualmente no período programado. Os doutorandos também são muito dedicados, eles não possuem dedicação exclusiva e dividem a carga horária igualmente entre o curso e a sala de aula na Uepa”, explicou.

Durante os dois dias, foram realizadas mesas-redondas sobre temas relacionados às pesquisas do programa de pós-graduação. Variação linguística urbana da região norte; Dimensões para o ensino de argumentação na escola; e Gêneros e narrativas infantis, foram alguns dos assuntos abordados. Os 15 doutorandos, que também fazem parte do corpo docente da Uepa, compartilharam o andamento de suas pesquisas de tese.

Até fevereiro de 2018, a turma deve ter seus trabalhos qualificados. Eles passam também por estágio docência, pelo período de nove meses, na USP, em São Paulo. A mobilidade entre as cidades de Belém e São Paulo tem sido uma constante no programa. Desde 2016, eles vêm recebendo aulas presenciais de docentes da USP, na Uepa.

Entretanto, a tecnologia também tem sido aliada para encurtar distâncias e contribuir para o desenvolvimento do curso. Até mesmo a seleção dos doutorandos utilizou a ferramenta de videoconferência. De lá pra cá, eles recebem orientação de trabalho e reúnem com grupos de pesquisa por meio da conexão em tempo real.

A professora Antônia Zelina Negrão integra a turma. “O Dinter tem sido um grande aprendizado para nós, por estreitar a relação do ensino e da pesquisa. E por ser com uma universidade de referência no país, a USP, tem trazido novas reflexões e o formato do programa nos possibilita vivenciar toda a relação com uma instituição maior. E para a USP é importante também, pelo fato de a Uepa ser na Amazônia com qualidades e peculiaridades próprias também possibilita um diálogo e uma ressignificação da construção da própria realidade sócio-cultural de onde ela se encontra”, analisou.

Após a finalização do Dinter, previsto para 2019, 99% do quadro de professores efetivos da graduação em Letras serão compostos por doutores.

Texto: Dayane Baía

Foto: Dinter