O campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em São Miguel do Guamá recebeu ontem, 11, às 19h, a festa de lançamento do livro “Educação Especial e Inclusão: saberes, práticas e desafios”. Nascido de uma ação do Fórum Permanente de Educação Especial e Inclusão (Fope), criado pelos alunos de Pedagogia do Campus XI, o livro foi organizado por docentes da Instituição e parceiros.
O livro expressa diversas experiências e realidades educacionais existentes no Pará, trazendo para a discussão as manifestações teóricas e práticas de educadores e valorizando os saberes desenvolvidos dentro das realidades dos municípios de Bragança, Belém, São Miguel do Guamá, entre outros. “Esta literatura não busca ser um manual ou receituário de como trabalhar na efetivação da Educação Especial e da Inclusão, mas almeja fomentar essa discussão partilhando metodologias e indo ao encontro de respostas, caminhos e, quem sabe, soluções”, explicou o professor João Carlos de Araújo Júnior, um dos organizadores, juntamente com os professores Terezinha Sirley Ribeiro Sousa, João Bosco Ferreira e Lauriane Rosa Cardoso.
Outro objetivo é a colaboração para um maior conhecimento em relação à sua temática. “Muitas vezes corremos o risco de nos limitar apenas a conceitos e esquecer-nos da prática, de olhar o sujeito atendido pela Educação Especial como um pobrezinho que necessita de ajuda e de uma educação assistencialista, compensatória e não-humanizadora”, observou Araújo. Em cada capítulo, a publicação evidencia a preocupação e o compromisso na busca de uma educação de qualidade, inclusiva e humanizadora para o público da Educação Especial.
O Fórum Permanente de Educação Especial e Inclusão (Fope) nasceu de uma proposta de luta, na turma de Pedagogia 2013 da Uepa, Campus XI, em São Miguel do Guamá. A partir da proposta do Fórum, surgiram várias outras ações, tais como: palestras, oficinas, debates, curso de Libras. O Fope cresceu e ganhou força, até que surgiu a ideia de fazer um encontro que tratasse de Educação Especial e Inclusão, com o objetivo de congregar, além do Campus XI, outros campi da zona Guamá e demais cidades no entorno do município.
O primeiro Encontro Regional de Educação Especial e Inclusão (Ereeg) foi realizado com o tema Educação especial e inclusão: Saberes, práticas e desafios, no ano de 2015. Os saberes discutidos nesse encontro foram fundamentais para o embasamento teórico de seus participantes. As práticas compartilhadas serviram como exemplos do bom fazer. O livro foi um meio encontrado pelos organizadores para democratizar as informações trocadas no Ereeg. O Fope segue suas atividades e em breve divulgará mais ações.
Texto e foto: Fope