A ansiedade dos calouros 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já tem data para acabar: na próxima terça-feira, 30, às 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) será divulgado para mídia, no site da Instituição e em suas redes sociais oficiais. O calouro poderá festejar, mas deverá ficar atento ao período de matrícula, que será entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.
A Reitoria da Uepa será o centro da ação no dia do listão. Às 9h30, o reitor Rubens Cardoso receberá a imprensa para uma coletiva, quando serão conhecidos os três primeiros lugares do vestibular 2018. Em seguida, as listas com os nomes dos aprovados serão entregues à imprensa e liberadas no site www.uepa.br. Os candidatos e familiares que quiserem comparecer ao prédio da Reitoria para acompanhar a divulgação terão acesso físico ao listão afixado nos painéis, que serão posicionados em frente ao prédio também às 10h.
Serão 3.620 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Para concorrer às vagas, os candidatos devem estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Este é o primeiro ano em que todas as vagas foram destinadas ao Prosel, após o encerramento de novos inscritos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) em 2015.
Para promover o acesso ao nível de educação superior nos municípios paraenses, a Uepa adota uma política de cotas. Serão reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública.
ENEM
Estará automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel, o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem ou obteve nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Exame inferior a 400.
Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.
Para o resultado, o Prosel teve como base de dados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão realizador do Enem.
CONCORRÊNCIA
Para o Prosel 2018, entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 200 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,6 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 por vaga.
Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido do certame é Medicina em Marabá, com 70.6 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga.
Este ano, todas as vagas dos 26 cursos de graduação serão disputadas no Prosel, já que em 2016 foi a última edição do Prise, o Processo Seletivo Seriado.
MATRÍCULA
O período de matrícula inicia já no dia seguinte à divulgação do listão. Os candidatos aprovados deverão entrar no link que será disponibilizado no site www.uepa.br. A pré-matrícula será feita exclusivamente online e é o primeiro passo obrigatório no processo de matrícula. Após preencher e imprimir o formulário, os calouros deverão levar a documentação exigida no edital, com cópias, até o campus que abriga seu curso. No ato de confirmação da matrícula o candidato deverá estar munido de originais.
O calouro oriundo das escolas da rede pública poderá apresentar uma declaração de estar concluindo o Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 45 dias, estando sua matrícula condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios relacionados no subitem 14.3, do Edital 78/2017.
Documentos necessários para a matrícula de calouros:
1 - Ficha de Pré-Matrícula impressa;
2 - Carteira de Identidade;
3 - Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
4 - Certidão de Nascimento ou Casamento;
5 - Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);
6 - 01 (uma) foto 3 x 4 recente (colorida);
7 - Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;
8 - Histórico Escolar do Ensino Médio;
9 - Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
10 - Comprovante de Residência (recente que contenha CEP)
NÚMEROS DO PROCESSO SELETIVO 2018 – PROSEL
Vagas ofertadas: 3.620
Cursos de Graduação ofertados em 2017: 26
Inscritos: 94.189
Cotistas: 71.731
Não cotistas: 22.458
Cursos mais concorridos (concorrência CANDIDATO / VAGA)
1. PROCESSO SELETIVO – PROSEL
1.1 - COTISTA
Fisioterapia (Belém): 4.002 candidatos inscritos l 20 vagas l 200 candidatos por vaga
Medicina (Marabá): 1.136 candidatos inscritos l 10 vagas l 113,6 candidatos por vaga
Enfermagem (Belém): 5.104 candidatos inscritos l 50 vagas l 102 por vaga
1.2 - NÃO COTISTA
Medicina (Marabá): 706 candidatos inscritos l 10 vagas l 70.6 candidatos por vaga
Fisioterapia (Belém): 1.276 candidatos inscritos l 20 vagas l 63.09 candidatos por vaga
Medicina (Belém): 2.786 candidatos inscritos l 50 vagas l 55.7 candidatos por vaga.
Texto: Ascom/Uepa
Foto: Nailana Thiely