O Instituto Confúcio, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promove nesta sexta-feira, 2, a comemoração dos festejos de Ano Novo Chinês com uma programação especial para alunos, professores e funcionários. O evento inicia às 9h30, no prédio do Instituto, no bairro do Umarizal. O Ano Novo Chinês, comemorado de acordo com o calendário lunar, é uma das festividades mais importantes para os chineses. A comemoração é uma data móvel e ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro. Este ano, a celebração ocorreu no dia 16 de fevereiro, juntamente com dois festivais que iniciam e encerram o ciclo, respectivamente: o Festival da Primavera e o Festival das Lanternas.
Na programação do Instituto Confúcio haverá apresentação de Flauta e da Canção chinesa "Gong Xi Gong Xi" por todos os membros do “acampamento de verão” ou Summer Camp, evento que levou treze estudantes para a China em 2017; além de Introdução do Festival da Primavera e do Festival das Lanternas pela professora do curso de mandarim, Xu Mengzhe. O destaque deste ano será a entrega dos certificados HSK (Prova de Proficiência em Chinês) aos estudantes do Instituto. É a primeira vez que alunos da região norte receberão o documento.
O Festival da Primavera se originou na Dinastia Shang (1600 aC - 1100 aC), do sacrifício do povo aos deuses e ancestrais no final de um ano velho e início de um ano novo. Anualmente, o festival se inicia nos primeiros dias do 12º mês lunar e dura até meados do 1º mês lunar do ano posterior. Neste período, os dias mais importantes são a véspera do Ano Novo e os três primeiros dias seguintes. A celebração tem uma influência profunda e de grande alcance em países vizinhos, como o Vietnã, a Coréia, Cingapura, Malásia e Indonésia.
Confira a programação completa aqui
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely