O Grupo de Pesquisa Geoprocessamento, Cartografia e Agrária na Amazônia (Geocarta) está com inscrições abertas para a oficina “Risco e Vulnerabilidade Socioambiental", a ser ministrada no próximo dia 8 de março no auditório do Campus XX da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Castanhal. Interessados podem preencher o formulário eletrônico disponível em http://geocartauepa.blogspot.com.br/. Haverá emissão de certificados com carga horária de 8h aos participantes.
O evento ocorrerá das 8h às 17h e será ministrado pela Prof. Ms. Érika Renata Farias Ribeiro. O objetivo é desenvolver uma abordagem teórica e metodológica para o estudo das paisagens de risco como contribuição ao planejamento urbano e a gestão ambiental a partir de um enfoque sistêmico. A oficina destacará a importância da categoria paisagem para o estudo de riscos, a fim de mitigar impactos ambientais.
Sobre o grupo – O Geocarta estuda, desde 2014, a utilização de ferramentas de geoprocessamento a partir de softwares computacionais para o entendimento da dinâmica geográfica na Amazônia. As pesquisas envolvem recursos de sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas e geoprocessamento aplicados à dinâmica urbana e rural, às problemáticas ambientais e da biodiversidade regional.
O Geocarta analisa ainda a dinâmica do espaço urbano e agrário na microrregião do nordeste paraense. Os pesquisadores buscam compreender o tipo de paisagens geradas pela ação humana, a partir das estruturas produtivas. Para saber mais acesse o blog do Geocarta.
Texto: Dayane Baía com informações do Geocarta
Foto: Nailana Thiely