Semana do Calouro CCSE 2018 orienta novos alunos

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 19/03/2018 - 17:56

As gestões da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) recepcionaram os calouros na manhã de hoje, 19, durante a abertura da Semana do Calouro 2018. Com o tema “A Universidade promovendo integração, conhecimentos e saberes”, o evento visa apresentar a vida acadêmica a quem dá agora os primeiros passos neste nível de ensino que é tão peculiar. Durante a semana, o Centro realiza ainda o Seminário de Monitoria e o Trote Solidário.

Os novos alunos do CCSE lotaram o auditório Paulo Freire durante toda a manhã. A Semana começou com música, promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Os intérpretes de Libras do Centro fizeram a tradução das músicas cantadas para os alunos surdos presentes. Este ano, o evento foi dividido em duas partes. “Decidimos quebrar a programação para melhor atender os próprios calouros, pois as primeiras repescagens costumam chamar muitas pessoas. Se fizéssemos a Semana no início do ano letivo, não estaríamos recebendo esses alunos que começaram depois”, explicou a titular da Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop), Fátima Santos.

O reitor Rubens Cardoso compareceu ao evento e mandou um recado claro para todos que iniciam sua jornada acadêmica. “Vocês vêm agora do nível médio e vão encarar uma outra realidade. A universidade é o último nível formativo que transforma os alunos em cidadãos, além de profissionais. Por isso, tenham foco, tenham metas”, aconselhou o professor. Por toda a semana, os cursos terão programações individuais com o intuito de apresentar as posibilidades profissionais e acadêmicas aos calouros.

O diretor do CCSE, Anderson Maia, iniciou sua fala saudando às mulheres, em alusão ao seu mês e reiterou a necessidade de participação dos novos alunos no cotidiano acadêmico. “O CCSE, pela sua vocação para a educação, tem a prerrogativa de proporcionar uma vivência intensa aos seus alunos. O tripé da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – está presente aqui. Porém, nada se faz sem a contribuição de vocês”, observou.

A diretora de Desenvolvimento e Ensino, Lana Macedo, representou a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) na essa de abertura e ressaltou a importância da conquista de cada um dos presentes. “Talvez vocês, como eu, tenham sido os primeiros em suas famílias a ter acesso a uma universidade pública. Valorizem isso. Conheçam e participem dos projetos de extensão e pesquisa. A Uepa é importante para o estado e para o Brasil e vocês têm este legado para manter”, avaliou.

Na quinta-feira, 22, a Semana abre espaço para o IX Seminário de Monitoria do CCSE, que traz para o debate o tema “As contribuições e as perspectivas da Monitoria Acadêmica do CCSE para o processo de formação inicial docente”. Já na sexta-feira, 23, os calouros passarão pelo Trote |Solidário, que trará ao campus cerca de 80 crianças da Vila da Barca, com idades entre 6 e 12 anos, para diversas atividades com os discentes.

Texto: Fernanda Martins - Ascom/CCSE

Fotos: Nailana Thiely