EJ de Paragominas realiza minicurso sobre matas ciliares

Enviado por Ize Sena em Seg, 26/03/2018 - 13:10
Profissionais, alunos e sociedade em geral da cidade de Paragominas tiveram na semana passada uma grande oportunidade de capacitação profissional e acadêmica: um minicurso de recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, realizado no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município. Com carga horária total de 20h, o curso iniciou na última segunda-feira, 19 de março, e terminou neste sábado, 24.

O objetivo foi colaborar para a qualificação dos profissionais da área de meio ambiente para que estejam aptos a executar ações que possam reverter ou amenizar as consequências da degradação ambiental nessas matas. Isso porque a mata ciliar é a cobertura vegetal que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas e desempenha uma função ambiental de extrema importância na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hídricos e conservação da biodiversidade.

O minicurso faz parte da programação de treinamento oferecida pela Apporte Jr, a Empresa Júnior de engenharia ambiental, engenharia florestal e design do campus de Paragominas da Uepa, e foi ministrado pela professora Francianne Vieira Mourão, engenheira ambiental, mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais. “O curso foi muito produtivo, a gente conseguiu inclusive trazer alunos egressos da Uepa para falarem sobre aplicações práticas do que foi ministrado durante o minicurso”, disse o professor Vinicius Lira, coordenador da empresa júnior multiprofissional do campus de Paragominas.

Cerca de 30 pessoas participaram do minicurso e receberão certificação impressa. Alguns são alunos da própria Uepa, mas também houve integrantes de outras instituições de ensino técnico e superior, além de profissionais que atuam na prestação de serviços ligados à área ambiental em Paragominas.

Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Coordenação do evento