Conflitos Territoriais, Grandes Projetos e Movimentos Sociais na Amazônia. Esse é o tema da 1ª Jornada Científica de Geografia, que será realizada no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Conceição do Araguaia. O evento vai ocorrer entre os dias 4 a 6 de abril, no auditório do campus, a partir das 14h.
A programação tem como objetivo agrupar um conjunto de discussões envolvendo temas relacionados à questão das cidades na Amazônia, às territorialidades camponesas na região e problemáticas ambientais que marcam a realidade amazônica. Além de representar o papel que a Uepa desempenha na região amazônica e revelar o engajamento e a preocupação do Curso de Geografia com as problemáticas que atingem a sociedade regional. "Cabe a Universidade desenvolver pesquisa, ensino e extensão a partir destas problemáticas como forma de orientar e contribuir com a sociedade para pensarnos em modelos sustentáveis de desenvolvimento", destaca o coordenador do Curso, Aiala Colares.
A Jornada Científica também se apresenta como uma possibilidade de reunir o conjunto de pesquisas que vem sendo desenvolvidas em âmbito regional-local e que precisam ser apresentadas para a comunidade acadêmica como incentivo na formação de jovens pesquisadores da região. "A iniciativa do curso é que Jornadas Científicas como esta se tornem uma ação que ocorra em todos os campi da Uepa em que a Geografia esteja funcionando. A escolha de Conceição do Araguaia como a cidade que inicia os debates se dá por conta de que neste campus tivemos o primeiro curso de Licenciatura em Geografia, e além disso, esta região precisa discutir temas relacionados aos impactos dos grandes projetos na Amazônia e os conflitos sociais, territoriais e ambientais, resultado de uma política de integração pensada de cima para baixo", destaca Colares.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Tamara Saré