CCSE inaugura Sala de Estudos com homenagem a professor

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 09/04/2018 - 14:56

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugurou na manhã de hoje um espaço especial: a Sala de Estudos dos Grupos de Pesquisa Prof. Ms. Maurício Luís Silva Garcia, homenagem ao professor já falecido. O Centrou recebeu ainda o seu novo Protocolo, mais amplo e moderno, para melhor atender sua comunidade acadêmica.

Os familiares e amigos do professor Maurício Garcia fizeram questão de comparecer à inauguração da sala que leva seu nome. “Só tenho a agradecer à Deus e a vocês da Uepa pelo reconhecimento do trabalho do meu filho. Tenho hoje meu coração cheio de amor e de saudades”, declarou a mãe de Maurício, Maria de Belém Garcia, de 79 anos. Ela participou, juntamente com o vice-reitor da Uepa, Clay Anderson Chagas, e o diretor do CCSE, Anderson Maia, do desvelamento da placa inaugural da sala.

O irmão de Maurício, Marcelo Lúcio Silva, se emocionou durante a homenagem. “O Maurício, profissionalmente, nasceu e cresceu aqui, na Uepa. Por isso, ter a memória dele imortalizada aqui é algo tão bonito. Um grande reconhecimento, sem dúvida”, disse. Após o desvelamento da placa, todos os presentes adentraram a sala e a cerimônia espontaneamente se transformou em um memorial ao professor.

A professora Gleicy Abdon presentou doa Maria de Belém com um bouquet de flores e relembrou o amigo, a quem chamava carinhosamente de “Maumau”. “O Maurício era amigo da família desde muito tempo. Após o falecimento dele, lembro que o professor Anderson disse que ele precisava ser homenageado com um espaço na Uepa. Hoje, como amiga do Maumau, agradeço este gesto”, declarou.

O amigo André Moraes relembrou quando, no início dos anos 2000, teve seus primeiros contatos com Maurício. “O conheci justamente nesta sala, quando atendi uma reunião do movimento estudantil coordenada por ele. É muito raro encontrar alguém que fica feliz com a felicidade coletiva, e o Maurício era assim. Hoje, além de um homem, ele também é uma ideia”, avaliou.

A coordenadora do Núcleo de Estágio Voluntário, Ana Telma Monteiro, relembrou as conversas com o colega de trabalho. “Ele era muito atento às políticas internas da Universidade. Acho que, antes de tudo, essa é uma forma de a Uepa expressar sua gratidão ao Maurício e fazer com que ele jamais seja esquecido”, disse.

Para o diretor do Centro, o carinho contido na declaração dos colegas justifica a importância da homenagem. “Tudo que foi dito hoje mostra o amor que temos por ele, não porque ele faleceu, mas por cada semente que ele plantou aqui. A sala, que hoje leva o nome dele, servirá agora ao que o Maurício sempre defendeu em vida: o fomento à pesquisa. É a maneira que encontramos de manter firme o seu legado na Uepa”, explicou.

O processo de reordenação do espaço físico do CCSE foi elogiado pelo vice-reitor, que parabenizou a gestão. “Escutamos durante muito tempo que no CCSE não existia mais espaço para nada, mas vemos hoje que tem sim. Esse é um caminho, criar espaço que atendem o coletivo”, ponderou. A sala tem capacidade para 62 pessoas sentadas, recebeu cadeiras novas e estofadas, e conta ainda com um data show e quadro magnético. O espaço poderá ser utilizado por todos os grupos de pesquisa do Centro, mediante solicitação prévia.

Protocolo

A manhã de hoje também marcou o início do funcionamento do novo Protocolo do Centro, agora localizado no Bloco 2, ao lado do Jardim de Plantas Sagradas. O espaço vem atender uma demanda antiga dos servidores do setor. A sala antiga já não permitia sequer o trânsito de pessoas e comprometia o funcionamento do Protocolo.

“Nem dava mais para se mexer lá dentro. Eu vivia com hematomas na altura das mesas. Agora tudo mudou, vai melhorar bastante nossa qualidade de vida”, declarou a servidora Aldecira Paiva, que há 15 anos atua no setor. O diretor do CCSE convocou todos os servidores para participarem do desvelamento da placa, juntamente com ele e o vice-reitor.

“Fico contente de poder oferecer a eles um espaço de trabalho mais digno e confortável. Além de a comunidade acadêmica ganhar um Protocolo mais moderno para fazer suas demandas e solicitações, o servidor também é valorizado”, justificou Maia. O banheiro que existia no local será reconstruído em um novo espaço em breve.

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE

Fotos: Nailana Thiely