“A Matemática movendo o mundo” é o tema da II Semana Acadêmica dos Estudantes de Matemática (Saem), que iniciou hoje, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento, organizado por estudantes e pensado para estudantes, traz para o Campus I palestras, minicursos e o essencial debate sobre a formação do professor de Matemática e todas as suas áreas de atuação. A Saem segue até sexta-feira, 13.
O Centro Acadêmico de Matemática (Camat) foi o idealizador do evento, que chega com sucesso em sua segunda edição. “A Saem nasceu da inquietação dos alunos em relação aos eventos científicos. Víamos que outros cursos organizavam semanas e quisemos fazer isso também”, explicou um dos coordenadores do Camat, Benjamin Souza. O planejamento da semana ficou todo a cargo do centro acadêmico. “Foi muito legal ver os alunos do primeiro ano tão envolvidos, pois eles acabaram de chegar e já estão pegados no trabalho. Queremos fazer da Saem um dos eventos mais importantes da Universidade”, completou Esnayder Garcia, também do Camat.
A pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, representou a reitoria no evento e parabenizou os alunos pela iniciativa. “A Universidade tem nestes eventos momentos importantes para o enriquecimento da formação dos alunos, e o Camat tomou para si a responsabilidade de trazer o debate sobre a realidade profissional da área”, disse. Ela ressaltou ainda a importância da união da classe. “Há um tempo atrás, qualquer engenheiro era habilitado a dar aulas de Matemática, a mudança foi uma grande conquista de vocês e sem dúvida a Educação Básica ganhou muito com isso”, completou.
A gestão do CCSE foi representada na abertura da Saem pelo vice-diretor do Centro, Jairo Oliveira. Ele, que é professor doutor em História, fez questão de relembrar sua ligação com a Matemática. “Eu sempre achei que seria professor de Matemática, pois tinha muita afinidade com a disciplina. Essa relação da Matemática com tudo me fascinava. Acabei seguindo por caminhos diferentes, mas me sinto muito honrado de participar deste evento”, declarou. Como já é tradição, o professor brindou os presentes declamando um texto de Millôr Fernandes, que descreve um relacionamento em termos matemáticos.
A Pró-reitoria de Extensão também marcou presença na abertura da Saem, na figura do diretor de Extensão Osvando Alves, que tem grandes ambições com o evento. “Estamos aqui para apoiara a Semana e transformá-la em um evento de referência da região. Desde agora, ela já congrega professores e alunos de diversas instituições de ensino, mas podemos ir ainda mais longe”, afirmou. Para a festejada coordenadora de Matemática, Acylena Costa, cujo apoio ao evento é incondicional, os alunos têm ali uma vivência importante. “É uma oportunidade de dialogar com seus pares e compartilhar experiências, inclusive com pessoas de outras instituições, que trazem um olhar diferente. Será muito proveitoso para eles”, concluiu.
Para mais informações sobre a programação da II Saem, acesse o site do evento.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Fotos: Nailana Thiely