Roda de conversa discute sistema educacional dos povos indígenas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 18/04/2018 - 16:48

Ocorreu hoje, às 14h, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), bairro do Telégrafo, em Belém, a roda de conversa intitulada Educação Escolar Indígena no Pará: políticas, práticas pedagógicas e desafios, organizada pelo Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (Geia) e pelo Núcleo de Formação Indígena (NUFI), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O evento é parte da programação realizada pela universidade em comemoração a Semana dos Povos Indígenas. A coordenadora do Nufi, professora Joelma Alencar, falou sobre os principais assuntos que seriam abordados. “Nessa conversa nós falaremos sobre os desafios da educação indígena no Pará, e também sobre as políticas que estão sendo criadas para aperfeiçoar o sistema de educação indígena no estado”, afirmou Joelma.

Adriana de Jesus Silva, da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (CEEIND) participou do evento como representante da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e comentou sobre a necessidade de criação de um novo plano de educação que melhor atenda a população indígena. “Esse plano de educação unificado do ensino público estadual deve ser repensado para as necessidades específicas dos indígenas, que possuem demandas bastante específicas”, declarou.

Presente também na roda de conversa, o professor Salomão Hage, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) representou a Universidade Federal do Pará (UFPA) fez uma apresentação sobre o atual cenário e discutiu os desafios da educação pública no Estado.

Texto: Jean Coutinho

Fotos: Marcello Sarmento