Dirigentes do Fórum das Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará estiveram novamente reunidos nessa segunda-feira, 07 de maio, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O encontro teve como objetivo discutir ações no âmbito do Fórum, que busca soluções conjuntas para o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região. Na ocasião, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, assinou o termo de cooperação técnica com a BioTec-Amazônia.
Além da Uepa e da Ufra, o Fórum conta, atualmente, com a participação de mais nove instituições públicas e privadas como Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama); Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Instituto Federal do Pará (IFPA) e Instituto Evandro Chagas (IEC).
Entre as pautas da reunião, esteve a apresentação oficial do trabalho da BioTec-Amazônia, organização social selecionada pelo Governo do Pará para gerir as políticas no âmbito de pesquisa e desenvolvimento de cadeias produtivas da biodiversidade paraense. Em seguida, houve a assinatura de termos de cooperação técnica entre a organização e a Uepa, Ufopa, e Unama. No último dia 11 de abril já haviam assinado termos de cooperação técnica a Ufra, a Embrapa e o Cesupa.
Com isso, as instituições envolvidas estabelecem parcerias visando ao desenvolvimento de atividades de interesse comum e execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. Durante a reunião, o Reitor da Ufra, Professor Marcel Botelho, destacou a necessidade do trabalho em rede e falou sobre as perspectivas quanto às ações estratégicas das instituições.
Após a apresentação da BioTec, os gestores fizeram apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições. Os participantes também aprovaram o novo logotipo do Fórum, proposto por profissionais da Assessoria de Comunicação da Uepa.
Texto: Com informações da Ascom/Ufra
Foto: Ascom/Ufra