Semana da Saúde oferta exames gratuitos para a comunidade

Enviado por helaine em Qui, 17/05/2018 - 18:23

Além de palestras, mesas redondas e exposições de trabalhos, o segundo dia (17) de programação da XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi marcado pela oferta de diversos serviços à comunidade acadêmica e externa. Doação de sangue, esclarecimentos sobre alistamento militar e exames para diagnóstico de hepatites B e C, sífilis e HIV foram ofertados gratuitamente no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), fruto de uma parceria com diversas instituições, entre elas, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e a Escola Superior da Amazônia (Esamaz).

Assim, a XII Semana da Saúde tem envolvido não só alunos, servidores e professores da Uepa, mas também de outras instituições de ensino, como é o caso da estudante do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) Raíssa Figueiredo, de 18 anos, que aproveitou a oportunidade para fazer alguns exames sanguíneos. “Achei muito interessante porque muitas vezes a gente precisa pagar para ter esse serviço e por isso acabamos não fazendo”, contou a aluna. Para a professora Cléa Bichara, docente do programa de pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (ESA) da Uepa, “dentro de uma programação tão ampla, não podia faltar uma ação integradora como essa. Dentre os nossos objetivos, o mais importante é assumirmos esse papel de educar e esclarecer à população sobre a importância as medidas preventivas”.

Em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), os participantes do evento também puderam doar sangue. Muitos fizeram este ato pela primeira vez. “Eu sempre quis doar, mas só agora pude pois acabei de completar 18 anos. Por isso, quis aproveitar essa oportunidade!”, contou Sofia Santana, estudante da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com o tema Fazer Saúde na Amazônia: Desafios e Perspectivas nas Comunidades Ribeirinhas, a XII Semana da Saúde tem como objetivo disseminar e discutir questões científicas, sociais e econômicas de relevância para a saúde, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão da região amazônica. O tema do evento também foi reforçado durante a mesa redonda Territorialidade e saúde de populações ribeirinhas, ocorrida na manhã de hoje (17) no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), que contou com a presença de professora Jane Neves, docente da Uepa; do professor Salomão Hage, docente da UFPA; e da Carla Betânia Silva da comunidade Caju-uma da Ilha do Marajó e graduanda em Arquitetura pela UFPA. “Muitas vezes na nossa comunidade acontecem fatos e nós não temos para onde recorrer. O serviço de saúde para quem é ribeirinho é quase inexistente. É preciso discutir e encontrar formas de sermos atendidos como nos é de direito. Nós sentimos dor como todo mundo!”, explicou Carla durante o evento.

A Semana da Saúde da Uepa é uma ação bianual e essa edição teve início no último dia 16 e vai até o dia 19 de maio, conduzida pela comunidade acadêmica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Os exames sanguíneos para diagnóstico de hepatites B e C, sífilis e HIV poderão ser feitos até amanhã (18).

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely