Pesquisas da Uepa participam da Feira do Empreendedor

Enviado por helaine em Seg, 21/05/2018 - 10:50
Três pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram apresentadas durante um talk show da Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae Pará). O talk show foi realizado no último sábado (19), das 15h às 19h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

As três tecnologias selecionadas pelo Sebrae para participar do evento são oriundas de depósito de patente do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Uepa. São elas: pupunha em conserva, cadeira piriá e capa microscópio para telefones celulares. As pesquisas concorreram com outras doze instituições e mais de 30 tecnologias diferentes, sendo selecionadas pelo Sebrae apenas oito, sendo três delas da Uepa, uma da Universidade Federal do Pará (UFPA), uma do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), uma do Instituto Federal do Pará (FPA), uma da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e uma da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O processo de elaboração da pupunha em conserva é um trabalho desenvolvido pelo curso de Tecnologia de Alimentos da Uepa, tendo a frente as pesquisadoras Ana Carla Alves Pelais, Bianca Pinheiro de Pinheiro e Simone da Silva Santos. Fruto altamente consumido na Região Amazônica, o processo visa a sazonalidade do produto proporcionando o consumo do fruto em todas as épocas do ano e em todas as regiões do Brasil.

A cadeira de piriá foi desenvolvida a partir do processo de fabricação de móveis utilizando-se de compósito de matriz poliéster e fibras da folha do miriti, trançadas na técnica de crochê. O projeto foi o trabalho de conclusão de curso da bacharel em Design Altairley Mendonça Freires, sob orientação do professor Manoel Alacy da Silva Rodrigues. A cadeira ficou exposta durante toda a Feira do Empreendedor no stand  intitulado Sustentabilidade.

Já a capa para microscópios para telefones celulares é uma tecnologia desenvolvida pelo Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) da Uepa, tendo a frente os pesquisadores: Rodrigo Moreira, Charles Barros, Herick Barcelar, Camila Brito, Denilson Junior, Ingrid Rocha e Luan Carvalho. O dispositivo possui baixo custo de produção e pode baratear o processo de implantação de laboratórios de pesquisas, bem como a instalação de aparelhos para exames médicos. "A capa microscópio permite o uso da câmera do celular para fazer o exame de retina, facilitando o diagnóstico de diversas doenças oftalmológicas. Além disso, também facilita a vida dos otorrinolaringologistas, pois com ela é possível fazer exames do tímpano e rinoscopia (exame do nariz)”, falou Rodrigo Moreira, durante o evento.

Essa foi a primeira vez que a Uepa participou da Feira do Empreendedor do Sebrae com tecnologias prontas para negociação com o mercado, mostrando, um dia depois de completar 25 anos, que é uma instituição de destaque na produção científica e tecnológica da região.

NITT integra REDENAMOR

Visando produzir e disseminar produções científicas e tecnológicas, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) é um órgão executivo diretamente subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Uepa, tendo como missão promover a adequada proteção das invenções tecnológicas desenvolvidas no âmbito da instituição e a transferência dessas tecnologias para o setor produtivo. Assim, o NITT também é responsável pela integração da produção tecnológica da Uepa com a sociedade e a contribuição para o desenvolvimento tecnológico, cultural e social do Estado do Pará.

O NITT é um dos 12 núcleos que integram a  Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDENAMOR), uma rede que reúne  Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos estados do Pará, Tocantins e Amapá, ligados à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) do Governo Federal. "No contexto de oito tecnologias, três serem da Uepa, mostra a preocupação da instituição com o que o ambiente precisa, pois o Sebrae fez a seleção à luz do que a sociedade precisa e isso é um indicador muito positivo para a Universidade. Por isso, o NITT precisa continuar com esse trabalho e incentivar a produção de inovações tecnológicas como essas”, afirmou Maria das Graças Ferraz Bezerra, coordenadora geral da REDENAMOR durante o talk show.

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Max Lima