Estudantes de C. Araguaia são recebidos pela Gestão Superior

Enviado por Dayane Baía em Ter, 29/05/2018 - 13:05

Alunos do Campus VII - Conceição do Araguaia - e representantes do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (Sinduepa) estiveram reunidos, ontem, 28 de maio, com o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso; o vice-reitor, Clay Chagas; e os pró-reitores de Planejamento e Gestão, e Graduação, Carlos Capela e Ana da Conceição Oliveira, respectivamente. O objetivo foi discutir a oferta de cursos para o município, no próximo certame do vestibular.

O reitor informou que a oferta de novas turmas e cursos é definida em colegiado, conforme o cotejamento entre a demanda e o comportamento dos índices de matrículas, evasão e de egressos, bem como a atratividade do curso e a empregabilidade gerada na região. Em Conceição do Araguaia, por exemplo, 11 cursos são oferecidos desde 2007, o maior número de oferta, entre os campi de fora da capital paraense, o que possibilita o ingresso médio de 260 novos estudantes a cada ano. Entretanto, ele salientou que ocorrem alternâncias de turmas/cursos ofertadas a cada dois ou quatro anos, a fim de ajustar a oferta global entre os 20 campi que se distribuem por 16 municípios do estado.

A pró-reitora de Graduação ratificou que a Universidade possui três modalidades de formação. “Temos a oferta regular, os cursos de Educação a Distância (EAD) e a oferta por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Todos diplomados pela Uepa e com garantia de gozo pleno dos direitos que lhes são conferidos”, explicou. No ano de 2018 serão ofertadas 200 novas vagas EAD entre graduação e pós-graduação o que amplia a oferta global de em Conceição do Araguaia.

A Universidade também reúne-se em fóruns com outras Instituições de Ensino Superior, analisando as demandas das Secretarias Municipais de Educação, e avaliam entre elas a oferta sem superposição de cursos. Ao final do encontro, o reitor reafirmou o compromisso institucional com a educação. “Não podemos parar as aulas, se não o prejuízo é maior lá na frente. Mas não podemos fazer isso sem planejamento e responsabilidade técnica gerencial”, afirmou.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Marcello Sarmento