Ginastas embarcam para campeonato no Uruguai

Enviado por Dayane Baía em Ter, 05/06/2018 - 19:26

Um grupo formado por 10 ginastas viaja para o Uruguai nesta quarta, 6 de junho, para a 19° Copa Olímpia Internacional de Ginástica Artística. As atletas integram o projeto Talentos Esportivos, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) em parceria com o Núcleo de Extensão de Educação Física, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O torneio em Montevidéu é a primeira competição internacional que elas participam. A estreia das ginastas, nos dias 9 e 10 de junho, será em quatro categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. “Se dentro do Brasil já é difícil conter a ansiedade, fora do país é maior ainda, já que vamos competir ao lado de várias atletas de outros lugares. Mas, claro, sabendo sempre que temos que fazer o nosso melhor”, disse Raiza Almeida, ginasta.

Sob o comando do professor Ulisses Monteiro, elas passaram por um ritmo intenso de treinamento cinco dias por semana, no Campus III da Uepa, e que seguirão até a véspera das provas. Para ele, essa participação reforça a importância do projeto, que busca alternativas para a retirada de crianças e jovens de situação de vulnerabilidade social. “Recebemos crianças desde os cinco anos de idade que com o tempo elevam o nível técnico. Participamos da competição estadual e depois da nacional, no Rio de Janeiro, e agora a internacional. Tudo isso serve de base, temos ex-alunas que seguem na graduação em Educação Física e já fizeram até Mestrado”, afirmou.

O evento coincide com o centésimo aniversário do Clube Atlético Olímpia, e é um dos eventos que reúne mais de 900 participantes dos níveis escolares e avançado. “O torneio é um momento de integração, onde nossos atletas encontram com outros ginastas e podem realizar uma troca de conhecimento, e também é uma forma de avaliarmos o desempenho”, destacou Cláudia Moura, secretária de esporte e lazer.

Texto: Dayane Baía, com informações da Ascom/Seel

Foto: Ascom Seel